O processo de armazenagem de grãos pode não ser tão simples quanto parece. Confira agora 7 erros que você deve evitar durante esse procedimento!
A armazenagem de grãos é um dos processos mais valiosos de um agricultor. Qualquer erro nessa etapa e o lucro de uma safra inteira pode ser perdido.
Portanto, preservar a qualidade dos grãos é fundamental até que eles entrem no mercado.
Para ajudá-lo com esse processo, separamos 7 erros comuns que você deve evitar. Confira!
1 – NÃO CUIDAR DOS SILOS DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS
Antes de armazenar novos grãos, limpe os silos para livrar-se dos restos que possam ter insetos, tendo o cuidado de limpar cuidadosamente sob o piso.
Se você descobrir insetos, faça a devida dedetização pelo menos cinco semanas antes de armazenar novos grãos.
2 – MISTURAR GRÃOS NOVOS COM OS ANTIGOS
Nunca misture seu grão recém-colhido com o grão já armazenado. Se você precisar realmente fazer isso, combine as culturas antigas.
Misturar grãos novos que ainda não são estáveis com grãos antigos convida a problemas de armazenamento
3 – ESQUECER A VERIFICAÇÃO NA PRÉ-TEMPORADA
Verifique os equipamentos e se todos os circuitos de segurança, conexões elétricas e componentes estão no lugar e funcionando corretamente.
Preste atenção especial a todos os equipamentos com sistemas computadorizados.
4 – NÃO CONTROLAR AS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO
Os grãos devem ser mantidos em um nível ideal de temperatura e umidade durante o armazenamento, o que requer um gerenciamento adequado do sistema de operação para impedir o crescimento de fungos e a reprodução de insetos.
O tempo necessário para arejar adequadamente o grão é determinado pela quantidade de ar que se move através dele. Em taxas de fluxo de ar muito baixas, pode levar 150 e 200 horas para concluir adequadamente um ciclo de aeração.
5 – NÃO FAZER A VERIFICAÇÃO DE TEMPERATURA
A aeração adequada permite um bom controle de temperatura; no entanto, as estações e o clima ainda têm um efeito significativo sobre o conteúdo dentro do silo de armazenagem de grãos.
Lembre-se de que as temperaturas variam de acordo com a região e a estação, portanto, é fundamental controlar e verificar como estão as condições de temperatura dentro dos silos.
6 – NÃO FAZER UM MONITORAMENTO FREQUENTE
Seus grãos são tão bons quanto a condição que você os guarda. Planeje verificá-los semanalmente durante o verão e outono e bimensalmente no inverno.
As verificações incluem a checagem da temperatura e a coleta de uma amostra para testar o teor de umidade, presença de crostas e cheiros perceptíveis.
7 – ESQUECER DA SEGURANÇA
Um dos erros mais comuns na conservação de grãos é simplesmente esquecer da segurança. Ela pode não estar diretamente ligada aos grãos em si, mas, com certeza, pode afetar seus resultados.
Entrar em um silo é um dos trabalhos mais perigosos da fazenda, portanto, nunca entre sozinho.
Sempre tenha um parceiro que fique do lado de fora e mantenha contato visual com a pessoa que trabalha dentro do silo e tenha um plano de resgate.