Os veículos para todos os terrenos não tem uma história tão profunda ou longa como a das motocicletas, mas certamente despertam a paixão de donos e pilotos por todo lado. O quadriciclo surgiu inicialmente nos anos 60 e se referia aos veículos de 6 rodas. Esses veículos originais não eram montados pelos pilotos e assim que quadriciclos “montáveis” (tais como motos) chegaram no mercado, o termo de AATV foi atribuído aos veículos de 6 rodas.
O primeiro quadriciclo, como o conhecemos, surgiu com 3 rodas. Durante esse período, fazendeiros perceberam o quão útil seria utilizar um desses veículos para trabalho e o mercado de triciclos expandiu seu público.
O primeiro quadriciclo com tração nas quatro rodas, ganhou força em 1989. O novo conceito de 4 rodas ajudou a dar um fim na produção dos triciclos, encerrando-se oficialmente em 1987, quando questões quanto à segurança levaram a um banimento de 10 anos.
Nos anos 90, fazendas por todos os lados tinham um quadriciclo, pois facilitava a locomoção pelo terreno.
O termo em inglês “ATV” se refere principalmente a quadriciclos para uso recreativo ou modelos para corrida e, “UTV”, a utilitários empregados em ranchos e fazendas.
Quadriciclos têm seus próprios eventos de motocross e off-road. O campeonato Grand National Cross Country deu início a competições de corrida entre quadriciclos em 1980 e o campeonato ATV National Motocross Championship começou em 1985. Quadriciclos também possuem uma grande fatia do mercado em comparação com motos off-road.
Em 2012, 71,535 motos para trilha foram vendidas contra 225,244 quadriciclos – número que não leva em conta a venda de quadriciclos utilitários, segmento que a Motorcycle Industry Council não contabilizou. Entretanto, UTVs e side-by-sides devem superar as vendas de ATVs, assim, levando o mercado de veículos de quatro rodas a superar em muito o de motocicletas off-road, e, se as projeções de vendas estiverem corretas, o mercado de quadriciclos ultrapassa as vendas de motos dual sport, off-road, comuns e scooters combinadas.
Seja para prática esportiva, diversão ou para trabalho, os quadriciclos trazem uma alternativa diferente às aventuras off-road e oferecem uma ajuda a mais nas tarefas em fazendas e no campo. A popularidade dos ATVs parece apenas estar crescendo e as características e opções disponíveis fazem deste segmento da comunidade sobre rodas algo que vale a pena conferir.