Entenda o que significa esse termo e como ele pode beneficiar sua propriedade rural

 

Você já ouviu falar em tecnologia de precisão? Pode ser que ainda não, mas o conceito tem tudo para fazer parte da sua fazenda dentro de pouco tempo, já que reúne diferenciais competitivos bastante interessantes.

 

Continue conosco para saber do que se trata o assunto e como ele tem um grande potencial de melhorar sua produção!

 

O QUE É TECNOLOGIA DE PRECISÃO?

 

O conceito, também chamado de agricultura de precisão, consiste na união das técnicas agrícolas tradicionais com o auxílio da tecnologia, de modo que a produção seja otimizada em qualidade e quantidade.

 

Para entender melhor o que isso quer dizer, é importante comentar brevemente sobre o modelo tradicional de agricultura, ainda muito difundido e utilizado em solo nacional.

 

Enxerga-se um campo de plantio como se fosse uma “coisa única”, ou seja, com características similares em toda a sua extensão, e embora essa pode parecer uma boa prática, a verdade é que ela contém falhas.

 

Pense em uma fazenda com 100 hectares, dos quais 60% são de área destinada ao plantio: como garantir que existe homogeneidade em todos esses 600 mil m² de terra?

 

São muito grandes as chances de que o solo seja heterogêneo, o que pode ter sido influenciado pela plantação de espécies variadas ao longo do tempo ou mesmo por características diferenciadas de cada talhão, nome dado às porções do terreno.

 

É aí que entra a tecnologia de precisão: na definição de um sistema integrado, em que são coletadas informações do solo para entender suas características e, assim, ajudar na gestão do plantio, de modo que este possa trazer os melhores resultados possíveis para aquele solo.

 

Com sua aplicação, cada pequena parcela do terreno é tratada de maneira individual, o que realmente é trabalhoso, mas traz uma eficácia incomparavelmente maior que no método tradicional de plantio.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO?

 

Alguns dos destaques são os seguintes:

 

MELHORES RESULTADOS

Quando se planta em um terreno devidamente conhecido, é possível planejar uma estratégia completa de plantio, cujos resultados poderão ser estimados com alto nível de eficácia.

 

REDUÇÃO NO DESPERDÍCIO

A ausência da tecnologia de precisão pode fazer com que solos com boas condições recebam mais insumos do que realmente precisam, enquanto outros, com más condições, podem receber menos do que necessitam. Além de um desperdício de insumos, isso também prejudica a saúde da plantação, o que não acontece com a agricultura de precisão.

 

MELHOR APROVEITAMENTO DO TERRENO

Quando existe o objetivo de maximizar a produção, nem sempre é necessário adquirir uma fazenda maior, já que o próprio espaço poderá ser otimizado para que produza mais, o que resulta em uma economia significativa.

 

ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS

Com a dosagem correta de insumos proporcionada pela tecnologia de produção, o resultado é que as frutas, verduras e legumes ali plantados terão muito mais qualidade e, além disso, poderão ser vendidos por um preço maior.

MAIOR COMPETITIVIDADE

Dados todos os benefícios obtidos por essa estratégia, a fazenda se colocará em uma posição de destaque perante a concorrência e, portanto, pode aumentar sua clientela.

 

A agricultura 4.0 tem um grande potencial de otimizar o dia a dia na fazenda, e com o auxílio da tecnologia de precisão, os resultados serão os melhores possíveis, da produtividade à eficiência e qualidade. Adote essa prática em sua propriedade rural e veja como ela trará bons frutos dentro de pouco tempo - inclusive literalmente!