Dicas para fazer uma escolha mais assertiva e evitar problemas futuros!
Práticas, econômicas e financeiramente mais viáveis, as motos realmente ajudam a tornar o dia a dia mais ágil e descomplicado, principalmente se você mora em um grande centro urbano.
De fato, são consideradas um dos veículos mais dinâmicos, capazes de se adequar a rotina da maior parte das pessoas, além de apresentar um ótimo custo-benefício em relação às outras opções de mercado.
Contudo, engana-se quem pensa que comprar primeira moto é uma tarefa fácil. Isso porque, há uma série de questões que precisam ser levadas em consideração antes de finalmente escolher o modelo ideal para as suas necessidades.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar nessa etapa tão importante. Confira!
Pesquise os modelos de acordo com sua necessidade de uso
O primeiro passo a ser dado antes mesmo de começar a procurar os modelos disponíveis no mercado é entender suas necessidades de uso e analisar sua realidade financeira.
Com essas duas perguntas respondidas, você terá uma noção melhor de qual a categoria de motos atenderá melhor à sua rotina e está mais adequada com o valor que pode pagar pela motocicleta.
Se o seu objetivo é usar a moto para trabalho, por exemplo, os modelos streets se encaixam melhor a essa necessidade. Já se a ideia é usá-la apenas para viagem e lazer, os modelos esportivos e big tail são uma escolha mais assertiva.
Analise as opções disponíveis
Com o orçamento e objetivos definidos, é hora de considerar as opções disponíveis no mercado. Isso porque, ao comprar a primeira moto pode se optar tanto por modelos de moto usados, quanto por comprar moto nova.
A primeira opção é considerada uma alternativa mais viável se você pretende economizar ou tem um orçamento mais baixo, uma vez que uma moto seminova tem o valor de mercado mais em conta em relação à uma moto zero, por exemplo.
Já no segundo caso, é preciso considerar que os custos envolvidos são relativamente maiores, considerando documentação e emplacamento.
No entanto, a vantagem está associada à baixa necessidade de manutenção, uma vez que não há nenhum desgaste de peças e equipamentos.
Faça um teste drive
Se possível, faça um teste drive com os modelos desejados para analisar questões relacionadas a conforto e comodidade, prestando atenção aos detalhes enquanto pilota.
Assim, poderá decidir com mais certeza se gosta ou não do modelo escolhido, evitando surpresas desagradáveis posteriores à compra.
Peça a opinião de quem entende do assunto
Por último, mas não menos importante, não deixe de consultar a opinião de quem realmente entende do assunto. Escolha um mecânico de confiança para que possa avaliar a moto escolhida - principalmente se optar por um modelo seminovo.
Além de determinar se a motocicleta escolhida está em boas condições de uso, o profissional poderá lhe fornecer informações preciosas sobre a moto escolhida, tais como preço médio de manutenção e possíveis problemas futuros.
Vale lembrar que comprar primeira moto é uma decisão importante, que deve ser tomada de forma consciente, tendo claro quais são seus objetivos, sua disponibilidade financeira, bem como atenção redobrada às questões relacionadas à sua segurança e integridade física.