Embora pareçam ser técnicas associadas, nem sempre alinhamento e balanceamento estão ligados um ao outro. Entenda!
Quando o assunto é manutenção do carro, todo cuidado é pouco para garantir sua segurança e prolongar a vida útil do veículo.
No entanto, há quem ainda tenha dúvidas sobre como identificar o momento certo de realizar certos serviços e reparos, como é o caso do alinhamento e balanceamento.
Pensando nisso, trouxemos no conteúdo de hoje, um guia completo para que você entenda o que é, como é realizado e quando fazer esse tipo de manutenção no seu veículo. Vamos lá?
O que é alinhamento?
Em linhas gerais, quando falamos em alinhamento de veículo, trata-se de um serviço que visa acertar o volante para deixá-lo em perfeita comunicação com as rodas. Isso significa, que o profissional vai deixá-lo reto, para evitar que ele puxe para um lado ou para o outro.
O que é balanceamento?
Já o balanceamento tem como função principal eliminar as vibrações do volante, que ocorre quando há um desgaste acentuado e irregular em determinados pontos da banda de rodagem.
Na realização do serviço essas irregularidades e variações são compensadas com contrapesos de chumbo a fim de devolver a tração e estabilidade do carro.
Os serviços precisam ser realizados em conjunto?
Embora sejam normalmente relacionados, os serviços de alinhamento e balanceamento não são dependentes um do outro, portanto, é possível realizar um alinhamento sem necessariamente fazer um balanceamento e vice-versa.
No entanto, há quem prefira realizar a manutenção completa do carro periodicamente e, consequentemente, os ajustes acabam sendo associados.
Quando fazer o alinhamento e balanceamento?
Uma dúvida muito comum relacionada a este tipo de manutenção é justamente o fato de saber quando fazer o alinhamento e balanceamento do carro.
Na teoria, a maioria dos fabricantes de automóveis recomendam que a revisão completa seja feita a cada 10 mil km rodados.
Contudo, essa regra pode variar de acordo com o quanto você usa o carro e, principalmente, as condições das vias pelas quais trafega.
De qualquer forma, os veículos costumam apresentar sinais de quando é hora de realizar tais manutenções:
Quando fazer o balanceamento?
Sinais de trepidação e vibrações excessivas, principalmente quando atinge uma velocidade maior do que 30 km/h podem indicar que seu carro precisa de um balanceamento.
Além disso, a troca ou rodízio de pneus também torna obrigatória a realização do serviço para garantir sua segurança.
Quando fazer o alinhamento?
Sentiu a direção puxar para a esquerda ou para a direita? Esse é o maior indicativo de que o seu carro está desalinhado e precisando de manutenção.
Para ter certeza, a dica de ouro é aproveitar uma rua plana e bem asfaltada, acelerar o carro e soltar rapidamente o volante. Se houver qualquer inclinação, é hora de partir para uma revisão.
Escolha um profissional de confiança e informe-se para se certificar de que os serviços realizados foram feitos corretamente.