Confira um pouco do que esperar da produção agrícola brasileira para os próximos anos e saiba como a tecnologia será vital nesse processo.
Garantir uma produção agrícola capaz de alimentar a população mundial nas próximas décadas será um dos principais desafios da nossa geração atual.
Precisamos atingir esse objetivo levando em conta uma taxa de natalidade crescente, maior urbanização e recursos cada vez mais escassos.
Justamente por isso, trouxemos algumas expectativas da produção agrícola nacional nos próximos anos e informações de como o Brasil terá um papel crítico no abastecimento mundial do futuro. Confira!
AGRICULTURA BRASILEIRA NO MUNDO
O Brasil é globalmente importante tanto para a segurança alimentar quanto para a sustentabilidade ambiental.
Nossa nação é uma das três maiores produtoras e exportadoras de açúcar, café, suco de laranja, soja, carne bovina, etanol e frango do mundo. Além disso, ela possui uma das maiores reservas de biodiversidade do globo, e um grande número de agricultores com forte capacidade empreendedora.
Também fornece serviços ambientais vitais para o mundo e tem uma grande disponibilidade de terra e água, contendo 13,5% da terra arável e 12% dos recursos hídricos renováveis do planeta.
EXPECTATIVAS PARA O FUTURO
De acordo com um estudo feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, a perspectiva da produção agrícola até 2027 é bastante interessante.
Num contexto mais amplo, o relatório revela a expectativa de um aumento de 17% na produção agrícola e pesqueira na América Latina e Caribe.
E dentro desse cenário, o Brasil vai desempenhar um papel-chave, principalmente com as safras de milho e soja. O consumo interno aumentará, o que vai demandar um aumento na produção de grãos.
Além disso, existe a previsão no aumento da produção de bovinos, frangos e suínos (cerca de 27%) e também na produção de cana-de-açúcar (graças às novas políticas dos biocombustíveis e produção de etanol)
TECNOLOGIAS QUE VÃO MELHORAR OS RESULTADOS AGRÍCOLAS
Para garantir que a previsão da FAO se torne realidade, os agricultores precisam investir em tecnologias para aumentar a produção agrícola nas fazendas.
Algumas das soluções escolhidas incluem:
SENSORES
Os sensores ajudam a aplicar fertilizantes de uma maneira muito eficaz, maximizando a absorção.
Em vez de fazer um plano de aplicação geral para um campo, os sensores de cultura informam aos agricultores quanto e onde aplicar em tempo real.
BIOTECNOLOGIA
O uso da biotecnologia para criação de sementes mais resistentes será um grande aliado das safras do futuro.
Além da garantia de uma semente de qualidade com alto vigor, também previne a entrada de pragas, doenças e ervas daninhas.
INTERNET DAS COISAS
Basicamente, ela conecta todos os dispositivos que usamos no campo para monitorar e medir o trabalho feito, tornando as informações totalmente acessíveis.
Essas são algumas das tecnologias que vieram para impulsionar a produção agrícola brasileira nos próximos anos.