Confira 3 procedimentos que são vitais na hora de aprender como cuidar dos pneus do seu veículo
Seus pneus são uma peça crítica do equipamento que afeta a qualidade do percurso, o manuseio e a segurança do seu carro.
Eles também são um investimento e, como qualquer outro investimento, devem ser devidamente cuidados.
Dentro da lista de como cuidar dos pneus estão o balanceamento, a cambagem e o alinhamento. Veja um pouco mais sobre cada um desses processos.
BALANCEAMENTO DE PNEUS
Os pneus novos têm pequenos acessórios de metal, geralmente três deles, presos ao aro. Estes são colocados pelo instalador em locais estratégicos para equilibrar quaisquer imperfeições na distribuição de massa do pneu.
O pneu é montado em uma máquina giratória para verificar se há vibração. As placas pequenas são movidas ao longo do perímetro da borda até que o giro seja estável.
À medida que os pneus se desgastam e a banda de rodagem se torna irregular, o veículo pode começar a vibrar, especialmente em velocidades superiores a 80 km/h. Este é o sinal mais comum de desbalanceamento do pneu.
Balancear os pneus é barato e deve ser executado imediatamente se um ou mais dos pesos de metal se moveu ou caiu. A manutenção adequada dos pneus e rodas do seu veículo garante maior vida útil dos pneus e uma direção mais segura para você.
CAMBAGEM
Cambagem se refere ao ajuste do ângulo em que a roda e o pneu estão em relação à estrada - assumindo que seja perfeitamente plano. A maneira mais fácil de visualizar a aparência dessa curvatura é visualizar a roda e o pneu de cabeça para baixo.
Quando parado, o pneu mantém um ângulo de curvatura estático, enquanto quando o carro está fazendo uma curva, devido ao rolamento da carroceria, a área de contato é reduzida.
Para neutralizar esse efeito e ter a maior quantidade de pneu na estrada durante as curvas, as configurações de cambagem devem ser consideradas e ajustadas de acordo.
ALINHAMENTO
As rodas que estão desalinhadas podem realmente funcionar uma contra a outra. Isso aumenta o desgaste da suspensão, eixo ou montagens de roda.
Ele também aumenta o consumo de combustível porque mais e mais energia está sendo desperdiçada com o atrito e o aumento de calor.
Os sinais de pneus desalinhados incluem vibração das rodas, tração para a direita ou esquerda, desgaste irregular dos pneus e volante torto. Este último se refere a um volante que fica ligeiramente virado para o lado, mesmo quando o carro está andando em linha reta pela rodovia.
OUTRAS DICAS SOBRE COMO CUIDAR DOS PNEUS
CONFIRME A PRESSÃO DOS PNEUS
Encher demais os pneus pode causar desgaste prematuro e aumentar o risco de estouramento.
Pneus com pressão insuficiente podem soltar-se da roda durante as manobras, desgastar-se mais rapidamente e reduzir o controle.
FAÇA UMA INSPEÇÃO VISUAL
Se você quer aprender como cuidar dos pneus, nada melhor do que fazer uma boa e confiável inspeção visual.
Verifique se os pneus estão danificados com parafusos, cortes e detritos na estrada. Operar seu veículo com pneus danificados ou furados degrada as capacidades do veículo e encurta a vida útil do pneu.