Conheça o conceito e os benefícios da agricultura sintrópica e veja como essa técnica pode ser fundamental no futuro da natureza!
Quando mal executada, uma das atividades mais destrutivas do meio ambiente é a agricultura. Práticas insustentáveis podem levar ao desmatamento, degradação do solo, desperdício de água, poluição e erosão.
Mas ao longo dos anos, surgiram diversas soluções para tentar reverter essa situação. Uma delas foi a agricultura sintrópica. Nela, todas as interações ajudam a promover a sustentabilidade no sistema.
Essa técnica foi desenvolvida para que qualquer pessoa possa replicá-la em qualquer parte do mundo, independentemente do clima, condição do solo ou área cultivada.
Conheça um pouco mais sobre ela e veja alguns benefícios da agricultura sintrópica. Confira!
O QUE É AGRICULTURA SINTRÓPICA?
A Agricultura Sintrópica é constituída por um cenário teórico e prático em que os processos naturais são traduzidos em intervenções agrícolas em sua forma, função e dinâmica.
Assim, podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, que tendem a ser independentes de insumos e irrigação, resulta na prestação de serviços ecossistêmicos, com especial ênfase na formação do solo, regulação do microclima e favorecimento do ciclos da água.
Dessa forma, a agricultura é sincronizada com a regeneração dos ecossistemas.
Do planejamento ao plantio, existe um método e existe um resultado prático. Mais do que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica provou que funciona e pode enfrentar os maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.
QUEM CRIOU ESSE CONCEITO?
Em 1984, o agricultor suíço Ernst Gotsch comprou 1.200 acres de terra desmatada na orla da floresta tropical brasileira. Naquela época, a terra era totalmente árida e improdutiva.
Mas, por meio de seu novo método de agricultura sintrópica, ele conseguiu reflorestar toda a área, que agora, é saudável e repleta de biodiversidade. O terreno se assemelha a um oásis em meio a campos que sofreram com a mineração e incêndios.
A chave de seu método é a poda intensiva para devolver a biomassa ao solo. O foco de Gotsch na poda fornece ao sistema bastante material orgânico, portanto, não há necessidade de trazer composto externo.
A agricultura sintrópica abraça a dinâmica natural da floresta, em vez de trabalhar contra ela. Quando chegar a época da colheita, o solo estará melhor do que estava no plantio. Isso é contrário a qualquer tipo de agricultura tradicional, orgânica ou não. O método de Gotsch é verdadeiramente o caminho para a regeneração e abundância.
BENEFÍCIOS DA AGRICULTURA SINTRÓPICA
Os benefícios da agricultura sintrópica são significativos. Não só tem o potencial de regenerar terras desmatadas, mas também pode desempenhar um papel no combate (e até mesmo na reversão) das mudanças climáticas.
Podemos resumir as vantagens nos seguintes pontos:
-
Recuperação de áreas degradadas e viabilidade econômica;
-
Aumento da biodiversidade;
-
Controle de pragas e doenças com equilíbrio ecológico;
-
Gasto menor em comparação com plantio tradicional;
-
Produtos com maior qualidade em termos de nutrição.
Ao reconstruir a matéria orgânica por meio da poda, o método de Gotsch leva a um solo saudável que produz alimentos de alta qualidade e ricos em nutrientes
Em última análise, a agricultura sintrópica leva a fazendas produtivas, comunidades e economias saudáveis, e harmonia com a natureza.