Descubra se a calibragem de caminhão com gás nitrogênio vale a pena e quais são as vantagens de fazer isso.
O nitrogênio não é um gás mágico com propriedades místicas, nem pode alterar as propriedades químicas da borracha dos pneus.
No entanto, o nitrogênio relativamente puro provou ser um meio superior para encher pneus em comparação com o ar. É comumente usado em aplicações especiais, como pneus de movimentação de terras, aeronaves, carros de corrida e outros.
A questão é: isso pode ser justificado para calibragem de caminhão e suas frotas?
Veremos se essa substituição vale a pena e o que muda em relação ao “ar comum”.
O que muda na calibragem de caminhão por nitrogênio?
Antes de respondermos a essa pergunta, um pequeno esclarecimento. Você não está colocando nada novo em seus pneus; o ar que respiramos e usamos para calibragem de veículos tem aproximadamente 78% de nitrogênio - junto com cerca de 21% de oxigênio e 1% de oligoelementos.
De acordo pesquisas, pneus de caminhão com ar comprimido podem perder até dois PSI por mês, mesmo quando as válvulas e talões vedam tudo corretamente e não há furos.
Em contraste, as moléculas de nitrogênio permeiam a borracha muito mais lentamente, levando seis meses para perder os mesmos dois PSI.
Menos reativo que oxigênio
Quando o oxigênio passa pela borracha, ele entra em contato com os cordões de aço do pneu, causando ferrugem. Ele também causa a oxidação do pneu, acelerando a velocidade com que a borracha se torna quebradiça.
O nitrogênio, por outro lado, não causa ferrugem e corrosão no aço, nem degrada a borracha.
O conteúdo de vapor de água no ar comprimido também afeta a pressão dos pneus. ele também absorve e retém o calor, fazendo com que os pneus esquentem mais e criem flutuações de pressão mais amplas do que com o nitrogênio.
Mais caro que o método comum
Talvez um dos únicos obstáculos na calibragem de caminhão com nitrogênio seja o custo, com uma média de R $3 a R$ 8 por pneu, enquanto o ar comum é (geralmente) de graça.
Tudo depende do gosto do motorista
Devido às propriedades inertes do nitrogênio, é frequentemente usado em aplicações de serviço de pneus altamente especializadas como aeronaves e mineração.
Para aplicações de serviço de pneus de consumo diário normal, a calibragem de caminhão com nitrogênio não prejudica os pneus e pode contribuir marginalmente para as reduções na perda de inflação.
Seja com ar ou nitrogênio, a manutenção regular continua crítica e necessária. O uso de nitrogênio por si só não é um substituto para a manter o controle da pressão de inflação do pneu.
No fim do dia, um veículo calibrado com ar pode oferecer os mesmo benefícios de um automóvel calibrado com nitrogênio, desde que o motorista se mantenha sempre atento aos níveis de inflação e ao estado dos pneus.