Entenda este conceito transformador e disruptivo para todo o setor da agricultura
Você já ouviu falar sobre a agricultura 4.0? Este é um conceito bastante interessante e que, a partir do momento que for implementado, pode começar a trazer benefícios até em curto prazo para fazendas, sítios e outros ambientes.
Continue conosco para saber o que ele significa, de onde se originou e o que a sua propriedade rural tem a ganhar com isso.
O que é agricultura 4.0?
É um termo que designa as próximas grandes tendências do setor, com um maior foco na agricultura de precisão, internet das coisas (IoT, ou Internet of Things) e o uso de Big Data para a obtenção de maior eficiência, o que é fundamental em tempos de maior demanda e de mudanças climáticas importantes.
O conceito está alinhado ao que propõe a indústria 4.0, mas enquanto este termo é mais voltado aos ambiente industriais propriamente ditos, a agricultura 4.0 se concentra nas fazendas, sítios, chácaras e outras propriedades rurais.
O futuro da agricultura não poderia ser outro que não a tecnologia em seus processos e procedimentos, assim como vem acontecendo em todo o mundo, e a agricultura 4.0 tem muito do que se beneficiar a curto, médio e longo prazo.
Por que a agricultura 4.0 é importante?
Alguns dos destaques são os seguintes:
-
Competitividade. Quem adotar a tecnologia no campo terá ótimas vantagens competitivas em relação à concorrência, o que pode aumentar significativamente seu faturamento, ao mesmo tempo em que reduz o trabalho manual e o desperdício.
-
Economia. Ao mesmo tempo em que é necessário investir para ter acesso a tais tecnologias, será possível cortar custos com mão de obra e aumentar a eficiência do plantio, da colheita e de todos os outros processos sobre os quais a indústria 4.0 tem influência.
-
Conectividade. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, o que não se aplica apenas às metrópoles e passa também pelos ambientes rurais, que devem desfrutar da tecnologia em prol de processos e atividades otimizadas e eficientes.
Como a agricultura 4.0 pode melhorar o dia a dia do fazendeiro?
Facilitando todas as suas atividades, ao mesmo tempo em que não se abre mão de sua qualidade e eficácia.
Imagine, por exemplo, o plantio de hortaliças em estufas, desenvolvidas para que as plantas fiquem protegidas da ação do clima e, assim, possam ser plantadas em outras épocas do ano.
Quando se está muito frio, sistemas de aquecimento podem ser acionados automaticamente para favorecer o crescimento das hortaliças e seu desenvolvimento saudável, tudo graças a um termômetro conectado que monitora, em tempo real, a temperatura do interior.
Caso a temperatura externa esteja mais quente, os aquecedores podem ter sua potência regulada ou até mesmo ser desligados, o que economiza energia sem a preocupação de que a produção será afetada.
Este é apenas um dos inúmeros exemplos que a aplicação da tecnologia na agricultura possibilita, a qual otimiza praticamente todos os processos, do plantio à colheita. Sua adoção tende a aumentar a cada dia que passa, e quanto antes você fizer isso, melhores e mais rápidos serão os resultados obtidos!