Veja como a automação industrial pode tornar o chão de fábrica cada vez mais produtivo e lucrativo

 

A busca por produtividade e lucratividade segue como um dos objetivos constantes na vida da maioria das empresas. Para enfrentar esse desafio diário, saiba que a tecnologia pode ser a sua principal aliada.

 

Ela manterá sua instalação relevante à medida que as demandas também mudarem. Você poderá manter uma melhor produção e maior eficiência com processos. 

 

Isso só é possível graças à automação industrial. E é exatamente sobre ela que falaremos hoje. Confira!

O QUE É AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL?

Presente em grande parte do chão de fábrica das empresas, a automação no chão de fábrica está ganhando cada vez mais adeptos e é difícil imaginar uma linha de produção sem automação. Ela usa sistemas e equipamentos de controle, como software e robôs, para otimizar tarefas que foram feitas manualmente. 

 

Esses sistemas operam equipamentos industriais automaticamente, reduzindo significativamente o nível de envolvimento e supervisão do operador. 

 

Os sistemas de automação geralmente consistem em ciclos de feedback e programas sensoriais que ajustam automaticamente as condições operacionais para atender aos valores desejados com base em dados em tempo real.

 

Dentre as tecnologias que permitem essa automatização de processos estão:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Embora você possa associar inteligência artificial à ficção científica, ela se tornará parte integrante da manufatura moderna. 

 

A IA automatiza processos que hoje exigem mão de obra não qualificada. E com a tecnologia melhorando constantemente os processadores, a complexidade das tarefas realizadas se tornará cada vez maior.

INTERNET DAS COISAS

Para aprimorar a automação, você precisará adotar a Internet das Coisas, ou IoT, que forma a base da próxima revolução industrial, a Indústria 4.0. 

 

O que diferencia a IoT do uso básico do computador, que marcou a terceira Revolução Industrial, é a conectividade. 

 

Ao aproveitar essa conectividade, você maximizará a eficiência de máquinas automatizadas. Apenas curiosidade, saiba que essa tecnologia também é aplicada na agricultura.

 

Um lado potencial dessa conectividade reside em sua natureza preditiva. Essa tecnologia pode permitir que instalações conectadas prevejam as últimas tendências do consumidor e alterem a produção para atender à demanda assim que chegar ao mercado. Isso reduz a produção de excesso de estoque, aumentando a eficiência.

MELHORE A PRODUTIVIDADE COM AUTOMAÇÃO

A produtividade em suas instalações começa com a automação industrial com robôs projetados para trabalharem em conjunto com as pessoas para ajudá-las. 

 

Além disso, automação também torna as tarefas perigosas mais seguras para os trabalhadores. 

 

Porém, por conta da alta tecnologia, os funcionários precisam adquirir mais habilidades para operar as novas máquinas. 

O FUTURO DA MANUFATURA

O futuro do chão de fábrica está na automação industrial de suas instalações, o que aumentará a produtividade enquanto beneficia seus funcionários. 

 

À medida que mais empresas adotam essa tecnologia, maior eficiência será esperada. Investir em automação ajudará sua instalação a se tornar o mais eficiente possível, mantendo-se competitiva no futuro campo de fabricação.