Conheça 4 vantagens em se tornar um produtor rural formalizado e aproveite todos os benefícios desse formato de trabalho!
A formalização do produtor rural, assim como em qualquer outra carreira, traz uma série de benefícios para o profissional. Trata-se de uma forma encontrada pelo próprio governo para regular e organizar as atividades no setor.
No artigo de hoje você vai conferir 4 principais vantagens em realizar o processo de regularização, mas antes, é fundamental esclarecer o seguinte:
Por que ser um produtor rural formalizado?
O motivo mais básico é que ao se formalizar, você colabora com o setor agrícola e ainda pode colher diversos benefícios que seriam impossíveis de se obter na informalidade.
Alguns exemplos incluem:
- A garantia da aposentadoria;
- Acesso a linhas de crédito e financiamento;
- Possibilidade de participação em compras públicas;
- Fornecimento de produtos para a alimentação escolar nos municípios;
- Além de acesso a outros programas que priorizam a aquisição de alimentos que venham da agricultura familiar.
E as vantagens não param por aí… A seguir estão 4 dos principais benefícios de se aderir à formalização.
1 - Diversas modalidades de crédito rural
Ser um produtor rural formalizado abre portas para um dos recursos mais importantes para a manutenção das fazendas: acesso ao crédito rural.
São várias modalidades diferentes, todas pensadas para garantir o desenvolvimento do setor agrícola. Algumas opções focam em jovens da agricultura familiar e vão até créditos direcionados para mulheres.
A maior parte desses investimentos colaboram no processamento, beneficiamento de produtos ou até turismo rural, por exemplo.
2 - Questões trabalhistas simplificadas
Lidar com questões trabalhistas não é tarefa fácil mesmo para quem tem experiência na área. A boa notícia é que quem é um produtor rural formalizado tem acesso a um processo muito mais simplificado.
Entre essas simplificações, estão:
- Acesso à Justiça do Trabalho;
- Processos mais simples que envolvem a Medicina e a Segurança do Trabalho ou a obrigações trabalhistas.
O objetivo é diminuir a burocracia e tornar a legislação muito mais acessível para quem realmente precisa utilizar esses recursos.
3 - Fiscalização que orienta
Quando o produtor rural decide se formalizar, o processo de fiscalização torna-se um importante aliado. Em vez de punir, os fiscais assumem a posição de orientar.
O novo aprendizado garante que o profissional potencialize seus lucros com a gestão adequada das safras e dos equipamentos da fazenda, além de evitar multas por possíveis negligências fiscais.
4 - Desconto na compra de veículos
Outra vantagem de se tornar um produtor rural formalizado é a possibilidade de obter descontos na hora de comprar novos veículos.
Em alguns casos, a diminuição pode chegar a 30%. Geralmente, os veículos leves, como picapes e furgões, apresentam descontos maiores. O valor depende de cada fabricante, varia com o tempo e de acordo com o modelo de interesse.
Como você viu, ser um produtor rural formalizado é uma ótima opção para os agricultores, pois garante benefícios importantes que seriam impossíveis de se conseguir no formato informal.