Conheça alguns dos principais cuidados com o motor do quadriciclo e prolongue a vida útil do seu equipamento!

 

Tirar seu quadriciclo da concessionária não significa que você pode fazer o que quiser com ele logo de cara. Na verdade, assim como num veículo comum, cuidar do motor é um ponto crítico na vida do seu novo equipamento. 

 

O cuidado adequado pode afetar o seu desempenho até mesmo anos depois da sua aquisição.

 

A última coisa que você deseja ao fazer uma trilha sobre rodas é que seu veículo falhe de repente. Isso o coloca em uma situação difícil, longe de ajuda ou assistência. 

 

Felizmente, um pouco de tempo e energia são suficientes para salvá-lo dessa situação frustrante. Siga essas dicas e veja alguns cuidados com o motor do quadriciclo que vão proteger o seu novo veículo.

1 - AQUECIMENTO ADEQUADO

MESMO QUE VOCÊ ESTEJA ANSIOSO PARA PASSEAR EM SUA NOVA AQUISIÇÃO, SIMPLESMENTE DAR A PARTIDA E SAIR PILOTANDO PODE DANIFICAR O MOTOR DO SEU QUADRICICLO.

 

Deixá-lo ligado antes de utilizá-lo garante que o óleo circule de maneira adequada.

 

Cerca de quatro a cinco segundos em modo inativo é suficiente antes de decolar para viagens curtas, mas se você planeja ir mais longe, experimente deixar o veículo aquecendo por mais alguns minutos.

2 - LAVAGEM REGULAR

É inevitável colocar lama e sujeira em seu quadriciclo, mas não deixe que isso se acumule por muito tempo. 

 

Poeira e sujeira podem reter a umidade, o que pode corroer a lataria do seu veículo. Pior ainda, pode entrar no filtro de ar do motor ou ficar preso nas aberturas que afetam o desempenho do motor.

 

Não deixe que esse detalhe se transforme num problema capaz de danificar o seu quadriciclo e acabar com as suas aventuras.

3 - SUBSTITUA OU LIMPE O FILTRO REGULARMENTE

Seu motor precisa de ar fresco para que a combustão adequada ocorra. O filtro garante que o ar que entra no motor esteja livre de sujeira. 

 

Eventualmente, ele prenderá sujeira suficiente para restringir o fluxo de ar e sufocar o motor. Substitua ou limpe o filtro a cada dez a 20 horas de uso para garantir que o motor continue funcionando em boas condições o tempo todo.

4 - SUBSTITUA O ÓLEO DO MOTOR REGULARMENTE

O óleo do motor continua a reter minúsculas lascas de metal ou rebarbas do desgaste normal do motor. 

 

Ele também recebe detritos ou sujeira que conseguem passar pelo filtro de ar. Assim como na dica anterior, uma substituição baseada no tempo de uso a cada dez a 20 horas é aceitável. 

 

Uma boa prática é substituir o óleo do motor e limpar ou substituir o filtro de ar ao mesmo tempo.

APROVEITE TUDO O QUE SEU VEÍCULO PODE PROPORCIONAR

O rendimento do seu veículo depende dos cuidados com o motor do quadriciclo que você tem. Pilotar em segurança também depende de quão bem você zela pelo seu equipamento.

 

Dessa forma, suas aventuras serão muito mais confiável e você evitará dores de cabeça indesejáveis.