Conheça um pouco mais sobre a história da motovelocidade e porque essa modalidade ganhou o coração de milhares de pessoas no mundo.
As corridas de motocicletas têm um apelo tremendo para a sede de velocidade da humanidade. Isso é algo que está em nosso DNA.
O surgimento dessa modalidade só foi possível graças a invenção dos motores de combustão interna. Depois disto, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach construíram a primeira motocicleta. Era 1885 na Alemanha. O motor tinha 0,5 cavalos de potência.
Dali para frente não demorou muito para que as primeiras corridas de moto surgissem e que o novo esporte ganhasse o coração de milhares de amantes da velocidade.
Conheça mais detalhes sobre essa modalidade que é sinônimo de adrenalina e muita emoção.
A EVOLUÇÃO DO ESPORTE
Os pioneiros no motociclismo surgiram com uma variedade de modelos. A primeira corrida de motos aconteceu na Inglaterra. O ano era 1897. Esta era uma época em que os espectadores das corridas estavam familiarizados apenas com a potência dos cavalos reais.
As primeiras corridas foram eventos simples realizados em estradas abertas. Os competidores logo viram a necessidade de criar regras e padrões para o mundo das corridas.
Foi então que em 1904, os entusiastas das corridas estabeleceram a Federation Internationale de Motocyclisme. O esporte agora era oficial.
Não muito tempo depois, em 1907, surgiria uma das corridas de motocicletas famosas da história do esporte - o evento “The Isle of Man Tourist Trophy” - que aconteceu na Grã-Bretanha.
O NOVO ESPORTE AINDA ERA MUITO PERIGOSO
É fácil entender alguns dos riscos associados aos eventos de motovelocidade. O perigo no esporte remonta ao início da história das corridas. A segurança na hora de pilotar ainda não era umas das prioridades no momento.
As más condições da pista e as altas velocidades causaram muitos problemas para os primeiros pilotos. Essas corridas rudimentares utilizavam uma configuração circular e que era feita de madeira, já que era um material barato e fácil de instalar. O problema é que as curvas acentuadas das pistas no formato oval permitiam que os pilotos atingissem velocidades de até 160 km/h. Com frequentes acidentes de alta velocidade, os ferimentos foram graves.
Os espectadores também corriam perigo ao se posicionarem nas bordas da pista para assistir à corrida. Aos poucos, a segurança nas pistas (e fora delas) foi se tornando um elemento cada vez mais presente.
UMA NOVA ERA NA MOTOVELOCIDADE
Em 1949, a organização que rege o motociclismo, a Fédération Internationale de Motocyclisme, estabeleceu o Campeonato Mundial de Motovelocidade, que é considerado a competição mais antiga do esporte.
Com o passar do tempo o campeonato se dividiu em três categorias de premiação: MotoGP foi a primeira, criada em 2002. Moto2 e Moto3 chegaram em 2018.
Assim como em outras competições, o total de pontos no final da temporada determina o vencedor.
O esporte de motovelocidade progrediu muito além da imaginação dos pioneiros do automobilismo. Poucos poderiam acreditar na potência, velocidade e agilidade das motos de corrida de hoje. Eles ficariam surpresos com todas as opções que os pilotos têm para desfrutar dessa incrível dose de adrenalina.