Descubra 8 cuidados com pneu de moto que você pode ter para aumentar a durabilidade do seu veículo!

Tomar os devidos cuidados com pneu de moto não precisa ser uma tarefa difícil. Dedicar algum tempo todas as semanas e estar atento deve ser o suficiente para evitar problemas relacionados aos pneus. 

No entanto, é por meio da prevenção adequada que grandes catástrofes são evitadas. Siga estas 8 dicas e você estará em uma posição melhor para evitar problemas na hora de andar com sua moto. Confira!

1 - Foco na pressão ideal do pneu

Diferentes motos podem precisar de diferentes PSIs para melhor desempenho. 

Consulte o manual do usuário da moto para saber a pressão ideal dos pneus e a mantenha o tempo todo. Não adie a tarefa de encher os pneus da moto. Andar com menos (ou mais) pressão é arriscado.

2 - Lave regularmente

Lave os pneus da moto regularmente e não deixe a tarefa para quando você planeja fazer a manutenção da moto. 

A lavagem é especialmente necessária após longas viagens rodoviárias. 

Caminhos lamacentos podem prejudicar os pneus da moto. Se não forem lavados corretamente, os pneus da moto podem derrapar na estrada devido à sujeira acumulada.

3 - Conserte rapidamente

Alguns motoristas costumam adiar consertos dependendo da gravidade do problema. Não faça parte desse grupo de pessoas. 

Se você se encontrar em tal situação, evite andar mais e resolva o problema o mais rápido possível. 

4 - Não persista, substitua

Não importa o quanto você queira que os pneus da moto continuem servindo a você por toda a eternidade, eles estão fadados a perder a aderência. 

Os pneus da moto estão sujeitos a desgaste. Assim, se você sentir que os pneus não estão aderindo à estrada corretamente, talvez seja a hora de trocá-los. 

5 - Use pneus adequados

Alguns motociclistas tendem a comprar pneus sofisticados. Houve casos em que os motociclistas escolheram um pneu de carro para sua moto. 

Outros podem não combinar o tipo de moto e o tipo de pneu - por exemplo, instalar o pneu de motocross em uma moto adequada para passeios na cidade. 

Evite essas desventuras e escolha modelos adequados para cada veículo.

6 - Tenha um seguro de moto

Assim como ter os devidos cuidados com pneu de moto é uma medida de precaução, comprar um seguro também é uma forma de se proteger. 

Não é preciso muito tempo e esforço. Lembre-se de optar pelo seguro online para veículos de duas rodas de uma seguradora certificada.

7 - Não espere até que os pneus fiquem carecas

Os pilotos normalmente esperam até que seus pneus fiquem carecas antes de trocá-los. Isso pode ser um hábito perigoso. 

Tão logo os pneus percam sua aderência natural, comece a planejar por uma substituição.

8 - Conheça a idade do seu pneu

Seus pneus não foram feitos para durar para sempre, obviamente. Lembre-se de que o pneu é composto principalmente de borracha, que é um material orgânico. 

Portanto, um dos maiores cuidados com pneu de moto que você pode ter é simplesmente acompanhar a idade dos seus componentes.

A vida útil do seu pneu é de cerca de cinco a sete anos a partir da data de fabricação. Procure esta data na parede lateral e planeje suas manutenções com base nessa informação.