No Brasil, o trigo foi trazido em 1534 por Martim Afonso de Souza. Na década de 1940 as plantações começaram a se expandir, principalmente no Rio Grande do Sul e no Paraná, sendo que este é hoje o maior produtor do grão no país.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo. Como exemplo de seu uso, pode-se citar o pão. Segundo a Associação das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), 98,7% dos lares brasileiros consomem o item.
O cultivo de grãos no Brasil tem uma posição de destaque dentro da economia. O país possui uma vasta extensão territorial e variação climática, o que possibilita, através da utilização de técnicas adequadas de cultivo, manejo do solo, tecnologia e máquinas e mão de obra qualificada, a produção de até três safras de grãos por ano.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) monitora o desenvolvimento de diversas culturas no Brasil, como algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale. Através de variados estudos, a Companhia realiza boletins mensais que fornecem informações importantes para os envolvidos na atividade agrícola, auxiliando na tomada de decisões.
O primeiro levantamento feito pela Conab para a safra 2019/2020 é otimista, com colheita recorde de 245,8 milhões de toneladas de grãos, com destaque para a soja, milho, arroz e algodão. A estimativa é de que uma área de 63 milhões de hectares seja destinada ao plantio de grãos, 1,1% superior à ocupada na safra anterior.
Muito ainda pode ser feito para otimizar a produção de grãos no Brasil. Um exemplo disso é criar mecanismos para diminuir a perda significativa de grãos no transporte e armazenagem. Estima-se que 0,13% do arroz, 0,17% do trigo e 0,10% do milho sejam desperdiçados nesses processos.
Com conhecimento técnico e uso prático da tecnologia no desenvolvimento dos cultivos, o futuro promete trazer ótimos frutos para todos os envolvidos na atividade.
Não sabe quais são as medidas do seu pneu?
Sem problemas, acontece, pensando nisso criamos uma imagem para te auxiliar com as medidas.
Para visualizar a imagem
clique em
como medir seu pneu
×