Você sabia que existe uma funcionalidade que te permite descansar um pouco do acelerador enquanto dirige? Conheça aqui tudo sobre esse recurso a seguir!

Por muito tempo o piloto automático era tido como uma tecnologia muito exclusiva, limitada apenas às pessoas que podiam investir muito dinheiro nos carros super luxuosos. Mas essa realidade tem mudado rapidamente.

 

O desenvolvimento automobilístico vem permitindo que cada vez mais recursos tecnológicos se tornem populares. E hoje em dia, é comum os automóveis contarem com sistemas sofisticados, como frenagem automática, por exemplo.

Com tudo isso, a tendência é de que os carros se tornem cada vez mais inteligentes e autônomos, chegando um dia a funcionarem sem a necessidade do controle humano.

A ciência por trás do piloto automático

Quem já encarou longas viagens de carro sabe o quanto elas podem ser desgastantes. Ficar horas e horas segurando o acelerador para manter uma velocidade constante e só poder dar um descanso para a perna ao fazer uma parada.

 

Mas hoje, com o piloto automático não é mais necessário ficar o tempo inteiro se preocupando com o acelerador, pois a sua função é manter automaticamente a velocidade de cruzeiro definida pelo piloto.

 

Com isso, sempre que for necessário acelerar o veículo diante de uma leve inclinação na pista ou reduzir a velocidade diante de um declive, o carro irá fazer isso sozinho e posteriormente irá retornar para a velocidade que foi estabelecida.

Como a funcionalidade no carro

O procedimento para acionar este mecanismo é bastante simples e costuma ser igual em carro manual ou carro automático. Normalmente, ele é acionado por meio de botões ou de alavanca, os dois estão posicionados no volante.

 

Vamos conhecer o passo a passo:

 

  1. Pressione a alavanca ou botão para iniciar o programa
  2. Acelere até a velocidade que deseja manter, essa será a velocidade de cruzeiro
  3. Apertar o botão “set”

 

Feito isto, o carro já estará em piloto automático e conservará a velocidade estabelecida.

Para desativá-lo, basta que o motorista aperte novamente o botão ou alavanca e pise no acelerador ou freio. Para se assegurar que o piloto foi desativado, verifique no painel se a luz indicadora do piloto está apagada.

Cuidados importantes para serem seguidos

Como toda tecnologia, existem certos cuidados que deve-se tomar para garantir que não existam riscos à segurança dos passageiros.

O piloto só deve ser acionado em estradas em boas condições e que sejam retas e sem curvas acentuadas. Em condições adversas o motorista deve sempre estar com controle total do carro.

Por se tratar de um recurso elétrico, é importante que a bateria do carro esteja em boas condições para garantir que toda demanda elétrica seja atendida e não comprometa o funcionamento do automóvel.

O piloto automático é um dos ítens que surgiram para aumentar o conforto do motorista, tomando os devidos cuidados a sua viagem se tornará muito mais prazerosa.