Conheça a diferença entre pneus agrícolas e veja qual opção é mais adequada para suas necessidades na fazenda!

Você está pensando em fazer a manutenção de seus equipamentos e deve escolher entre pneus radiais e diagonais para suas máquinas? 

O fato é que ambos os tipos são redondos e retêm o ar, mas qual será a principal diferença entre pneus agrícolas e qual a melhor escolha para seu caso?

Pensando nessas questões, elaboramos um pequeno guia que pode ajudá-lo a tomar uma boa decisão. Confira!

Pneus diagonais

Os tratores das fazendas usam pneus diagonais desde 1930. Eles apresentam várias camadas de borracha em um padrão diagonal de talão a talão. 

Por causa deste método de construção, a banda de rodagem e a parede lateral de um pneu diagonal funcionam como uma unidade singular. Isso resulta em uma parede rígida e forte que pode evitar danos causados ​​por tocos e pedras. 

E por serem rígidos, os pneus diagonais podem oferecer excelente estabilidade em terrenos acidentados (o que por sinal, é um cenário comum nas fazendas).

No entanto, essa construção rígida também pode levar a um “passeio punitivo” para o operador. 

Além disso, quando a parede lateral do pneu flexiona, o mesmo acontece com a banda de rodagem. Essa deformação pode reduzir a tração e resultar em compactação adicional em seus campos.

Pneus radiais

Se você olhar para a descrição do tamanho de um pneu em sua parede lateral e notar um R, você está olhando para um pneu radial. 

Inventados em 1946, os pneus radiais se tornaram a escolha preferida para maximizar o desempenho de tração e transportar cargas pesadas no campo. 

A construção em duas partes é a principal diferença entre pneus agrícolas radiais e diagonais. As lonas do cabo são dispostas a 90 graus em relação à direção de deslocamento e a área sob a banda de rodagem é enrolada em torno da circunferência do pneu por cintas radiais de aço ou tecido. 

Com um pneu radial, a flexibilidade da parede lateral não é transferida para a banda de rodagem, permitindo um desgaste mais uniforme. Isso significa que a banda de rodagem em um pneu radial pode durar 2–3 vezes mais do que um pneu diagonal.

Ele também consegue fornecer mais tração, além de menos compactação e patinagem das rodas. 

Basicamente, você obtém mais tração em cada rotação do motor quando seu trator está usando radiais. Ao mesmo tempo, você está ajudando a evitar danos ao solo que prejudicam a produtividade do setor agrícola devido à compactação.

Então qual tipo escolher?

Depois de conhecer a diferença entre pneus agrícolas, o ideal é analisar as situações onde as máquinas serão utilizadas.

Pneus diagonais duráveis ​​e confiáveis ​​são perfeitos para tratores de trabalho. 

Cortar feno, alimentar o gado ou abastecer moedores de ração, cortar talos de milho… Esses equipamentos de trabalho merecem pneus de qualidade, mas podem não se beneficiar da maior eficiência que um pneu radial oferece, especialmente quando você considera o preço de compra.

Por outro lado, para grandes trabalhos de campo, como lavoura, transporte de grãos, plantio e colheita, o investimento em radiais provavelmente será recompensado.