Descubra a diferença entre pneu diagonal e radial e veja como fazer a escolha mais adequada durante sua próxima troca!
A seleção do tipo adequado é um dos fatores mais importantes para a longa vida de um pneu. Escolher a especificação correta melhora significativamente a durabilidade e reduz os custos operacionais do veículo.
Para ajudar você a tomar uma boa decisão durante a próxima troca, é fundamental compreender a diferença entre pneu diagonal e radial. Portanto, aproveite e veja mais detalhes sobre isso no artigo de hoje!
Pneus Radiais
Os pneus radiais foram desenvolvidos em 1946. Na época, havia uma necessidade de pneus mais flexíveis, que fossem capazes de absorver os choques gerados pelas superfícies das estradas.
Esses pneus também são mais fortes, o que significa que as máquinas podem ser operadas com capacidades maiores.
Os pneus radiais utilizam uma série de cordas de aço, estendendo-se dos talões e ao longo da banda de rodagem, de modo que as cordas sejam colocadas em ângulos aproximadamente retos em relação à linha central da banda de rodagem e paralelas umas às outras.
Esta rede de cordas confere resistência e forma ao pneu.
Devido à construção radial toda em aço, a parede lateral de um pneu radial é mais flexível em comparação com um pneu diagonal, resultando em uma pegada mais curta, mas mais ampla. Isso significa menos resistência ao rolamento, menor consumo de combustível, mais aderência e maior conforto de condução em velocidades maiores.
Vantagens dos pneus radiais
- Boa direção e melhor contato com a estrada;
- Maior conforto de direção graças à parede lateral flexível
- Pouco calor gerado no pneu em altas velocidades;
- Maior resistência contra danos relacionados ao piso;
- Menor consumo de combustível.
Desvantagens dos pneus radiais
- Parede lateral menos estável sob cargas pesadas;
- Mais suscetível a colisões na parede lateral;
Pneus diagonais
Um pneu diagonal é feito de camadas de tecido revestidas com borracha (geralmente náilon) colocadas em ângulos de aproximadamente 30-40 graus, com camadas sucessivas colocadas em ângulos opostos formando um padrão cruzado ao qual a banda de rodagem é aplicada.
Essa construção oferece as principais vantagens: um percurso suave em superfícies ásperas com maior conforto do operador, além da capacidade de suportar cargas maiores. Isso torna esses pneus especialmente eficazes para máquinas em portos e terminais.
Do lado negativo, esses pneus têm menor aderência em altas velocidades, são mais sensíveis ao superaquecimento, têm desgaste acelerado e maior consumo de combustível.
Pneus diagonais têm sido usados desde 1898. Eles eram um recurso padrão na indústria automotiva antes do lançamento dos pneus radiais.
Vantagens dos pneus diagonais
- Alta estabilidade do veículo;
- Maior resistência contra danos da parede lateral.
Desvantagens dos pneus diagonais
- Maior resistência ao rolamento, o que significa que o pneu esquenta rapidamente;
- Conforto reduzido devido à rigidez do pneu;
- Aumento do consumo de combustível.
Se mesmo depois de entender a diferença entre pneu diagonal e radial você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe!