Veja algumas das principais diferenças entre aros em veículos e descubra qual opção escolher para seu veículo
Os aros instalados em um carro têm mais contribuições para fazer do que você imagina. Eles não existem apenas para a estética; eles impactam diretamente na segurança e no equilíbrio do desempenho.
Mas antes de prosseguirmos, o que é um aro? Um aro constitui o design circular externo da roda em que a borda interna do pneu é montada no veículo.
Existem vários tipos de aros, e fazer a escolha adequada é muito importante.
Essa decisão terá importância no desempenho, no manuseio e também na aparência total do seu carro. Conheça algumas das principais diferenças entre aros em veículos e o que considerar na hora de escolher.
Aros de aço
Este é o mais comum de todos os aros. É também o mais barato e muitas vezes referido como “padrão de fábrica”. Está entre os mais fortes de todos os tipos de aros.
Por outro lado, seu peso é um ponto negativo. Além disso, não são muito agradáveis aos olhos quando comparados com outros modelos.
Dificilmente você verá alguém que queira aros de aço em seu carro novo nos dias atuais. É justamente por isso que as pessoas utilizam calotas para disfarçar o visual enquanto não fazem a troca.
Aros de liga leve
Os aros de liga leve são os próximos da linha. Eles estão assumindo a preferência dos consumidores e geralmente são feitos de alumínio ou magnésio ou ambos.
Eles têm menos peso quando comparados aos aros de aço. Esse peso menor é bom para o motorista; você obtém aceleração mais rápida e movimento mínimo de parada.
Outro lado bom dos aros de liga leve é que haverá menos tensão na suspensão do seu carro. Além disso, os aros de liga adicionam muito à boa aparência de um carro.
Aros cromados
Os aros cromados não são tão comuns quanto os aros de liga e aço, mas são bem conhecidos por sua aparência brilhante.
Os aros cromados são usados principalmente por sua estética e não por desempenho. Eles são facilmente arranhados e você não vai amá-los quando começarem a envelhecer.
O que considerar na hora de escolher seus aros?
Se você pensa em escolher os aros em veículos apenas usando o tamanho do pneu e a estética como base, leia isto antes de correr para pegá-los.
Você tem três requisitos a cumprir para ter rodas ou aros que se ajustem ao seu carro e tenham uma aparência correta:
- O tamanho da roda e o tamanho do pneu (em diâmetro) devem coincidir. Se você tiver pneus de 17 polegadas, precisará de aros de 17 polegadas;
- A folga interna do para-choque é crítica, especialmente se você estiver aumentando o tamanho do aro. Aros maiores também exigem que você diminua o perfil lateral do pneu para manter o diâmetro externo apropriado;
- Combine o padrão de parafuso com os aros e rodas do seu carro. Se o padrão do parafuso do aro não corresponder ao da roda, você está sem sorte. Verifique se você tem cinco ou seis porcas e certifique-se de que tudo se encaixa.
Lembre-se de que as rodas e os pneus precisam se encaixar, e os orifícios para as saliências precisam coincidir. Além disso, a roda inteira precisa caber dentro do para-lama com folga suficiente para manter as coisas seguras.