Veja o que é agricultura de precisão e como ela está transformando as operações no setor agrícola
Ao longo dos anos, a tecnologia tornou-se uma parte indispensável para fazer negócios dentro do agronegócio. A crescente taxa de adoção de novas ferramentas é resultado da busca por soluções que possam aumentar a eficiência e gerenciar custos.
E graças à agricultura de precisão, as inovações não param de aparecer…
MAS O QUE É AGRICULTURA DE PRECISÃO?
Talvez a maneira mais fácil de entender o que é agricultura de precisão seja pensar nela como tudo o que torna a prática da agricultura mais precisa e controlada quando se trata de cultivo e criação de gado.
Um componente-chave desta abordagem de gerenciamento de fazenda é o uso de tecnologia da informação e uma ampla gama de itens, como orientação GPS, sistemas de controle, sensores, robótica, drones, veículos autônomos, tecnologia de taxa variável, amostragem de solo, hardware automatizado, telemática e software.
QUANDO O CONCEITO SURGIU?
A agricultura de precisão nasceu com a introdução da orientação GPS para tratores no início de 1990, e a adoção dessa tecnologia está agora tão difundida globalmente que é provavelmente o exemplo de agricultura de precisão mais comumente usado hoje.
Um controlador conectado por GPS em um trator de fazendeiro dirige automaticamente o equipamento com base nas coordenadas de um campo. Isso reduz os erros de direção dos motoristas.
Por sua vez, isso resulta em menos desperdício de sementes, fertilizantes, combustível e tempo.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS
Algumas das tecnologias mais citadas na hora de explicar o que é agricultura de precisão incluem:
AMOSTRAGEM DE SOLO
Testar o solo de um campo revela os nutrientes disponíveis, o nível de pH e uma gama de outros dados que são importantes para a tomada de decisões lucrativas e informadas.
Em essência, a amostragem do solo permite que os produtores considerem as diferenças de produtividade dentro de um campo e formulem um plano que leve essas diferenças em consideração.
Os serviços de coleta e amostragem permitirão que os dados sejam usados para entrada em aplicações de taxa variável para otimizar a semeadura e fertilizantes.
APLICATIVOS BASEADOS EM COMPUTADOR
Os aplicativos de computador podem ser usados para criar planos de fazenda precisos, mapas de campo, reconhecimento de safra e mapas de produção.
Isso, por sua vez, permite a aplicação mais precisa de insumos como agrotóxicos, herbicidas e fertilizantes, contribuindo para a redução de despesas, maior produtividade e uma operação mais ecologicamente correta.
OBJETIVOS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO
O principal objetivo da agricultura de precisão e da agronomia de precisão é garantir lucratividade, eficiência e sustentabilidade, protegendo o meio ambiente.
Isso é conseguido usando os grandes dados reunidos por esta tecnologia para orientar decisões imediatas e futuras sobre tudo, desde onde no campo aplicar uma taxa específica até quando é melhor aplicar produtos químicos, fertilizantes ou sementes.
Embora os princípios e a definição sobre agricultura de precisão já existam há mais de 25 anos, foi apenas na última década que eles se tornaram populares devido aos avanços tecnológicos e à adoção de outras tecnologias mais amplas.
A adoção de dispositivos móveis, acesso à internet de alta velocidade, baixo custo e satélites confiáveis - para posicionamento e imagens - e equipamentos agrícolas otimizados para agricultura de precisão pelo fabricante são algumas das principais tecnologias que caracterizam a tendência da agricultura de precisão.