Veja como a agricultura digital está gerando mudanças nos ambientes rurais e quais impactos isso causa no setor agrícola!
A agricultura digital é o uso de tecnologias novas e avançadas, integradas em um sistema, para permitir que os agricultores e outras partes interessadas na cadeia de valor da agricultura melhorem a produção de alimentos.
Ela surgiu para transformar um cenário onde as decisões no campo eram baseadas em fatores subjetivos, como intuição, estimativas e recomendações de vizinhos.
O problema dessa abordagem, é que só é possível analisar os resultados no momento da colheita, quando já não há tempo para fazer alterações.
Ao mudar esse cenário, a tecnologia torna o setor agrícola muito mais confiável e previsível. Veja mais alguns detalhes sobre como isso acontece:
AGRO 4.0 E AS MUDANÇAS DE PARADIGMAS
A agricultura digital, também conhecida como agricultura 4.0, que inclui a Internet, tecnologias e dispositivos móveis, análise de dados, inteligência artificial, serviços e aplicativos fornecidos digitalmente, está mudando o funcionamento das fazendas e do sistema alimentar.
Os exemplos são abundantes em diferentes estágios da cadeia de valor:
- A automação das máquinas agrícolas permite o ajuste fino dos insumos e reduz a demanda de trabalho manual;
- Dados de satélite e sensores melhoram a precisão e reduzem o custo de monitoramento do crescimento da colheita e da qualidade da terra, da água e até mesmo dos animais;
- E as tecnologias de rastreabilidade e os serviços de logística digital oferecem o potencial de agilizar as cadeias de abastecimento agroalimentares, enquanto fornecem informações confiáveis aos consumidores.
Dessa forma as tecnologias digitais também podem ajudar os governos a melhorar a eficiência e a eficácia das políticas e programas existentes e a projetar outros melhores.
TECNOLOGIAS DA AGRICULTURA DIGITAL
Oportunidades para aumentar a produtividade no setor agrícola estão em tecnologias novas e emergentes, como robótica, novos materiais de embalagem, biotecnologia e agricultura de precisão.
Confira algumas aplicações que vêm transformando as atividades no campo:
ROBÓTICA
A robótica está sendo introduzida nas indústrias de laticínios, aves e bovinos. As aplicações incluem:
-
Alimentação e ordenha autônoma
-
Coleta e classificação de ovos
-
Limpeza autônoma.
Essas tecnologias estão ajudando até mesmo na detecção precoce e no tratamento de problemas de saúde animal.
SENSORES
Sensores digitais de luz infravermelha e de calor combinados com tecnologia de sistema de informações geográficas em drones são usados para medir a saúde das plantações e ainda informar as decisões sobre:
-
Irrigação
-
Manejo de pragas
-
Aplicações de fertilizantes
-
Colheita.
Sensores biométricos digitais integrados de saúde animal e dispositivos de identificação eletrônica permitem que os fazendeiros respondam rapidamente a casos de estresse ou doença, ajudando a aumentar a produção e a melhorar a saúde animal.
O DIGITAL A FAVOR DO CAMPO
Esses avanços tecnológicos podem apoiar a meta de alcançar uma agricultura e sistemas alimentares mais resilientes, produtivos e sustentáveis.
Isso garante que haja o atendimento das necessidades dos consumidores.
Portanto, a agricultura 4.0 pode apoiar o comércio de produtos agrícolas e alimentícios, conectando fornecedores do setor privado a novos mercados e possibilitando novas maneiras de os governos monitorarem e garantirem a conformidade com os padrões e fornecer procedimentos de fronteira mais rápidos e eficientes, essenciais para produtos perecíveis.