Principais pontos a considerar pelos que estão começando no mundo das motos
As motos têm dominado as cidades e as cabeças das pessoas. E ao entrar mundo das motos, esse veículo tão versátil, encontramos vários modelos de encher os olhos e confundir a cabeça. E essa jornada tem sido a realidades de muitos novos condutores.
Nos últimos anos em pandemia as pessoas tiveram que se reinventar e muitos foram atrás de rendas extras como o mercado de delivery que se expandiu. Com isso tivemos uma alta demanda de motos, o que inclusive aumentou a lista de espera para 4 meses.
Toda essa procura aumentou também a quantidade de novos habilitados em busca de sua primeira moto, muitos dos quais sequer têm noção além das aulas da autoescola. Abaixo separamos algumas orientações para iniciantes e as melhores dicas para sua primeira compra.
Adentrando o mundo das motos
Algumas dicas são cruciais para os novos e futuros habilitados que tem adentrado neste espaço tão maravilhoso que é o mundo das motos. Não podemos nos limitar a autoescola que muitas vezes foca mais na legislação, por isso são necessárias algumas ações
- Faça a autoescola – Sim, passo básico, e extremamente necessário. As multas para quem pilota sem estar habilitado chegam a R$880,41, além de ser infração gravíssima.
- Aulas de pilotagem – Este não é um item obrigatório, mas sim de grande ajuda. A autoescola não nos ensina realmente a pilotar motos, e sim conduzi-las durante a aula e aprova. Estas aulas podem realmente te auxiliar a conduzir o veículo com segurança.
- Converse com quem tem experiência – Entrar no mundo das motos é abraçar também todos os que já estão envolvidos e acredite, tem muito conhecimento. Isso pode auxiliá-lo principalmente no início onde conduzir parece uma missão difícil.
Aprendidas as orientações, qual moto comprar?
E a resposta para isso é... depende. Normalmente ao entrar no mundo das motos nos deparamos com uma grande diversidade de modelos, algumas compactas, outras gigantes, e ainda tem dois pontos que nos pegam desprevenidos: a beleza e a potência.
É doce o barulho do motor de uma moto superpotente, aquele ronco pode nos seduzir e nos levar a adquirir uma moto que talvez não tão interessante a nossa realidade e biotipo, fatores que são importantes ao considerarmos nossa primeira compra.
Além destes é necessário avaliar também o uso pretendido e percurso que será comumente utilizado.
E considerando que estamos falando de pilotos de 1ª viagem, um dos principais modelos para quem está na cidade a se avaliar seriam as scooter, conhecidas como motos automáticas.
Na scooter o condutor vai sentado, esta possui câmbio automático e não tem trocas manuais. As rodas são menores, o que não é tão interessante em vias com muitos buracos. Mas a praticidade é grande com freios e aceleradores nas mãos.
Mas se você precisa de uma moto para trabalho e também pelo porte maior, opte por modelos de baixas cilindradas, estas possuem consumo de combustível baixo e costumam ser bem versáteis.