As motocicletas caíram no gosto popular pela liberdade e praticidade ao pilotar, mas o caminho até nós, como mostramos abaixo, foi um tanto peculiar
Atualmente um dos veículos mais procurados no mercado brasileiro, as motocicletas já estão em solo brasileiro há pouco mais de 70 anos hoje são parte do grande corpo de veículos nas ruas. Com tantos iniciantes no mundo das motos surge a curiosidade a respeito de sua origem.
Aqui elas começaram a ser fabricadas no início dos anos 50, com a empresa Monark, mas a história deste veículo vem de um tempo anterior. Antes disso, fora do Brasil, em diferentes países e ao mesmo tempo, ela começou a ser projetada.
Até chegar nos modelos de motocicletas comerciais que temos hoje, e com a quantidade de variedade de modelos, elas passaram pelas mãos de diferentes criadores, com diferentes propostas. Abaixo contamos essa história.
Quando e onde as motocicletas começaram a ser criadas?
A história mais contada e tida como versão original é que em 1885, na Alemanha, os engenheiros Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, produziram a primeira motocicleta com motor como nós conhecemos e utilizamos atualmente, com combustão interna.
Mas a motocicleta era com um corpo de madeira e ainda possuía rodinhas extras para auxiliar no equilíbrio, semelhante àquelas de bicicletas de criança, bem diferente das motos que temos hoje. E estes dois criadores fundaram nada menos que a montadora Mercedes-Benz.
Antes disso em torno de 1867, o americano Sylvester Roper, produziu um modelo movido a vapor. E por mais engraçado que possa parecer, do outro lado do mundo, no mesmo período o francês Louis Perreaux também projetava uma motocicleta seguindo os mesmos moldes a vapor.
Em 1894 já surge a primeira fábrica de motocicletas na Alemanha e chamava-se Hildebrand & Wolfmüller. Já no primeiro ano foi um sucesso com mais de 200 modelos vendidos, um marco para a época, A empresa também foi a responsável pela criação do sistema de arrefecimento.
No caso de Roper, se aventurou tanto no projeto que deu literalmente a vida por ele. Em junho de 1896 ele realizou uma volta pública com as motocicletas, desafiando pilotos de bicicletas em uma pista de madeira.
Na primeira volta ele superou todos em uma média de 48 km/h. Animado, tentou superar seu recorde em uma volta mais rápida, porém a motocicleta começou a oscilar e quando caiu, jogou o piloto de 73 anos morto fora da pista, mas a causa foi um infarto fulminante durante o percurso.
Depois que a primeira fábrica começou, diversas outras abriram e fecharam e seguida, pois a empolgação fez que a oferta fosse maior que a demanda.
Por fim no início do século XX começaram a surgir as empresas consagradas que já conhecemos, como Honda, Harley & Davidson, Vespa e Yamaha, e a partir destas surgirem modelos diferentes como motos elétricas, off-road, as street, scooters e outros
Mas o início das motocicletas não poderia ser diferente de pilotar uma atualmente, cheio de liberdade e aventura.