O mercado de lubrificantes para motos oferece diversas opções de produtos, entre marcas e diferentes qualidades, e constantemente quem utiliza o veículo possui dúvidas em relação à sua manutenção
Pensando nisso, viemos te ajudar a entender melhor sobre esses questionamentos, para que na próxima troca, você fique atento e já tenha todas as perguntas respondidas!
Confira agora algumas das principais dúvidas sobre lubrificantes para motos:
É necessário verificar o óleo toda semana?
Essa necessidade vai ainda além, já que a maioria dos manuais do usuário recomenda verificar o nível de óleo do motor todos os dias antes de ligar.
Segundo o fabricante, toda vez que você andar com o veículo, é preciso verificar o nível do óleo.
Isso é ainda mais importante se você estiver na estrada. Afinal, em velocidades mais altas, o papel do óleo lubrificante na proteção do motor é mais importante.
A cor dos lubrificantes para motos indica quando deve trocar?
Fique atento nessa questão: óleo muito escuro e turvo com um aumento acentuado na viscosidade precisa ser substituído.
Às vezes lubrificante com tom de marrom escuro também pode ser um aviso de que já é necessário fazer a troca do óleo.
Em caso de dúvida, se o óleo for castanho escuro ou cheirar muito forte, consulte um mecânico de sua confiança.
Preciso trocar o filtro de óleo em toda troca do lubrificante?
Embora uma das funções do óleo do motor seja limpar o mesmo e dispersar a graxa formada durante seu funcionamento, o filtro de óleo é usado para ajudar a reter partículas maiores que o óleo do motor, como detritos.
Um grande problema em não trocar o filtro toda vez que o óleo é trocado é que, mesmo que o óleo do motor seja drenado, o óleo velho na câmara do filtro ainda pode ficar por lá.
Portanto, para a saúde de sua motocicleta a longo prazo, certifique-se de substituir o filtro de óleo junto com o óleo. Essa é a melhor maneira de minimizar a presença de óleo velho no motor após a troca do lubrificante.
Óleo mineral é melhor que sintético?
Esse é outro problema muito comum entre os motociclistas, principalmente aqueles com motos de maior cilindrada.
O fato é que para os motores modernos que não possuem restrições de compatibilidade com determinados materiais, os lubrificantes sintéticos são superiores aos minerais.
Isso porque eles possuem maior durabilidade, resistência ao desgaste e menor consumo.
Os óleos sintéticos mais caros devem seguir as mesmas ou melhores especificações dos óleos recomendados pelo fabricante.
Ou seja, mesmo se você usar óleo sintético, ainda precisará verificar o nível de óleo todos os dias ou pelo menos uma vez por semana.
Vale lembrar também que os lubrificantes de motocicletas ou automóveis têm prazo de validade. Em alguns casos, ele vai durar seis meses e deve ser descartado, mesmo que a quilometragem máxima não tenha sido atingida.
Recomendamos que o óleo lubrificante também seja trocado regularmente de acordo com o intervalo de quilometragem especificado pelo fabricante. Isso pode variar dependendo do tipo de motocicleta, seu uso e o tipo de lubrificante.