A plantadeira de milho é uma ótima aliada para otimizar o tempo na lavoura, mas é preciso alguns cuidados no momento da compra. Confira dicas para fazer a melhor escolha!

O milho é um dos principais produtos agrícolas produzidos no Brasil, principalmente pela possibilidade de se aproveitar até duas safras por ano, o que permite uma bom retorno para os produtores desse grão.

Mas para aproveitar essa janela de oportunidade é preciso evitar desperdícios de tempo e de insumos na hora do plantio. Para isso, a mecanização da produção é um elemento importante que todo agricultor deve estar preparado para investir.

Há no mercado uma grande variedade de máquinas que auxiliam nas diversas etapas de produção agrícola. Tratores, pulverizadores, roçadeiras, colheitadeiras, enfim, uma vasta diversidade de maquinários para otimizar o trabalho do plantio até a colheita.

Uma importante aliada dos produtores de milho é a plantadeira de milho, com ela a plantação se torna muito mais eficiente.

Conhecendo as plantadeiras de milho

A plantadeira é um insumo agrícola que é utilizado como um acessório do trator para facilitar a semeadura da semente. Por isso, é comum ela ser chamada também de semeadora, mas trata-se do mesmo produto.

Basicamente, ela funciona fazendo a distribuição correta e automática das sementes nos sulcos do terreno e em seguida realiza a cobertura, com isso esse processo se torna muito mais rápido.

Veja as suas principais funções:

 

  • Armazenagem do grão
  • distribuição controlada da semente
  • preparação do terreno
  • cobertura dos sulcos após plantio da semente

 

Cobrindo todas as etapas do plantio do milho, a plantadeira é uma das máquinas agrícolas indispensáveis para todo produtor. E para não errar na hora de realizar a compra, é importante ficar atento em alguns detalhes.

Dicas na hora de escolher

Para você não errar na hora de escolher a sua plantadeira de milho, veja as orientações a seguir.

Tipos disponíveis

Há uma infinidade de modelos de plantadeiras disponíveis no mercado. Assim, é possível encontrar modelos que atendam a todos os tipos de produtores, grandes ou pequenos.

Por isso, é importante considerar fatores como o sistema de plantio, a largura total da plantadeira, sistema de distribuição do grão. Essas características são fundamentais para definir o modelo que melhor se encaixa na sua lavoura.

Avalie o custo-benefício

O objetivo de todo mundo é sempre produzir mais com o menor investimento possível. Contudo, na hora da compra é importante considerar o retorno que o maquinário irá lhe proporcionar.

Assim, avaliar se há opções mais em conta ou mesmo verificar se investir um valor um pouco maior, não ofereça um retorno melhor.

Manutenção

Como todas as máquinas rurais, as plantadeiras de milho precisam passar por manutenções regulares para garantir que funcionem sempre da forma correta.

Com isso, antes de efetuar a compra é fundamental ver como é a manutenção, a troca de peça, se há profissionais habilitados para mexer no modelo em questão. Essas informações são importantes para manter uma boa economia na produção.