Confira 3 dos principais benefícios da agricultura sustentável e veja como ela será vital para o futuro da economia global.
Há um esforço concentrado para modernizar o setor agrícola e o uso integrado da tecnologia é a chave para a sustentabilidade.
Enquanto a população global continua a se expandir e a pressão segue crescendo na indústria, a agricultura sustentável vem ganhando a atenção pelo mundo
Exploraremos alguns dos principais benefícios dessa vertente e por que as práticas agrícolas modernas são o próximo passo lógico para o desenvolvimento do mundo.
O QUE É AGRICULTURA SUSTENTÁVEL?
Agricultura sustentável refere-se à agricultura que é boa para o meio ambiente, os animais e as pessoas. Essa abordagem reconhece que a Terra precisa ter boa saúde porque deve continuar a prover para as gerações futuras.
Este tipo de agricultura é baseado em uma abordagem de todo o ecossistema, não focada apenas no produto individual - como vegetais, carne, ovos, etc. - mas em investir em um sistema saudável em geral - um sistema alimentar mais sustentável - incluindo o bem-estar das pessoas e animais, saúde comunitária, saúde ecológica e saúde do solo.
A agricultura sustentável também não depende da adição de “insumos externos”, como fertilizantes sintéticos e pesticidas. Isso ajuda os agricultores a dependerem menos de comprar coisas fora da fazenda.
Essa abordagem faz uso de seus próprios “produtos”, compostando os resíduos da colheita (talos, restolho, folhas, etc.) e aplicando esterco animal como fertilizante nos campos.
É um “ciclo fechado” que constrói a saúde do solo, os sistemas de água limpa e a biodiversidade, em vez de esgotá-los. Se feito da maneira certa, pode até usar esses solos saudáveis para capturar carbono, ajudando a desacelerar as mudanças climáticas.
TRÊS BENEFÍCIOS DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Abaixo, destacamos 3 dos benefícios mais notáveis da agricultura sustentável.
1 - CONSERVAR O MEIO AMBIENTE E PREVENIR A POLUIÇÃO
Ao adotar práticas sustentáveis, os agricultores reduzirão sua dependência de energia não renovável, reduzirão o uso de produtos químicos e economizarão recursos escassos.
Manter a terra saudável e reabastecida pode percorrer um longo caminho quando se considera o aumento da população e da demanda por alimentos.
2 - REDUÇÃO DE CUSTOS E FOCO NOS LUCROS
Cultivar de maneira mais inteligente e transportar alimentos da fazenda para a mesa de maneira mais eficiente será benéfico para qualquer pessoa envolvida com a indústria agrícola.
Dados de IoT de sensores instalados em tudo, desde semeadores, pulverizadores e espalhadores a drones, imagens de satélite e solo que monitoram e acompanham todos os aspectos da produção agrícola, garantindo assim que não hajam imprevistos e que uma lucratividade maior possa ser alcançada.
3 - MELHORAR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEM DESPERDIÇAR
Como explicamos, o aumento populacional previsto é motivo de preocupação.
Hoje, existe a oportunidade de desenvolver práticas agrícolas do ponto de vista puramente produtivo, e a agricultura sustentável é a rota com mais oportunidades.
Ao investir na agricultura sustentável, as pessoas se tornam responsáveis em proteger o ecossistema que alimentará todas as próximas gerações que estão por vir.