Confira alguns dos principais erros na hora de trocar pneu e veja como evitar dores de cabeça!
Trocar um pneu furado não é divertido e, francamente, é uma dor de cabeça. As únicas pessoas que podem realmente gostar dessa atividade são uma equipe de box da Fórmula 1 ou sádicos.
O resto de nós não gosta de trocar pneu porque leva uma eternidade e porque sempre acontece em um momento indevido. E como se não bastasse, você ainda fica sujeito a possíveis erros que podem comprometer a sua segurança.
A boa notícia é que esses problemas podem ser evitados, então continue lendo e veja como se preparar!
1 - Colocar o macaco em um lugar ruim
Colocar o macaco em um local seguro é especialmente importante. Ele é uma das ferramentas mais essenciais para qualquer dono de veículo, mas não pode ser utilizado em qualquer lugar... há áreas específicas que precisam ser colocadas.
Alguns carros têm um local designado na parte inferior. Há uma depressão, ranhura ou orifício próximo ao buraco da roda para o macaco ir.
Se não houver um, o conector precisa ser colocado no quadro. Você pode sentir e ver se deitar no chão e olhar. Levante lentamente o macaco até sentir que ele aguenta o peso do carro, certifique-se de que nada está dobrando e, em seguida, prossiga.
2 - Levantar o carro cedo demais
Antes mesmo de abrir o porta-malas, acione o freio de mão. Depois de colocar o macaco e começar a levantar o carro, afrouxe as porcas do pneu furado.
Esse processo de afrouxamento antes de levantar o carro tornará mais fácil retirá-las. Se a roda estiver fora do chão, ela girará quando você tentar soltar os talões, impossibilitando sua retirada.
3 - Trocas em declives
Certifique-se de que o carro está em uma superfície plana e nivelada antes de tentar trocar pneu. Você não quer erguer o carro em uma inclinação de qualquer tipo.
Estar em um piso irregular também é perigoso. O carro se torna instável e pode cair facilmente quando está em um ângulo estranho.
4 - Deixar parafusos soltos
Depois de trocar pneu, recoloque as travas e abaixe o carro, certificando-se de que as travas estejam firmes.
Coloque o pneu e aperte manualmente os parafusos para que fiquem uniformemente e possam apoiar o carro.
Abaixe o carro e use a chave para apertá-los totalmente, novamente em um padrão de estrela. Deixar parafusos soltos garantirá que a roda se solte e você estará no acostamento novamente em pior estado do que antes.
5 - Dirigir muito tempo com o estepe
Depois de trocar pneu e voltar à estrada, dirija até uma loja de pneus e faça a troca ou conserto do modelo furado. O sobressalente não foi feito para ser usado em longo prazo.
E isso é verdade mesmo quando você está dirigindo em uma estrada reta.
Esta é a principal razão pela qual os fabricantes sugerem a utilização desse estepe por uma distância limitada e uma velocidade limitada de 80 km / h.