O mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização para o controle do câncer de mama. No Brasil, ganhou o nome de Outubro Rosa. O principal objetivo é divulgar informações sobre esse tipo de câncer e promover conscientização, não só para mulheres, mas homens também.
A palavra-chave do Outubro Rosa é prevenção. Quanto mais cedo o câncer de mama é detectado, maiores as chances de cura. Esta é a doença que mais atinge mulheres no mundo e cerca de 1% dos casos acontece com homens.
A doença ocorre mais em mulheres por conta do fator hormonal. Todas as pessoas possuem hormônios femininos e masculinos no corpo, mas a concentração de hormônio feminino no corpo da mulher é, obviamente, muito maior. O desenvolvimento da maioria dos cânceres de mama depende do estímulo deste hormônio e da quantidade de glândulas mamárias, que nas mulheres, também é maior.
O alerta feito aos homens segue dois caminhos: o autocuidado e o apoio às mulheres na prevenção e controle da doença. Em relação ao autocuidado, não é um costume dos homens fazerem consultas médicas de rotina. Isso pode resultar em diagnósticos tardios, quando a doença já está em estágios avançados, diminuindo a chance de cura.
A recomendação médica é que os homens façam exercícios regularmente, cuidem do peso e da alimentação e observem mudanças nas mamas como: dor, sensibilidade, nódulos, secreções nos mamilos, aumento de volume e mudança de tamanho de uma mama para a outra. Detectando qualquer um desses sintomas, eles devem procurar ajuda médica especializada.
O uso de anabolizantes também podem levar ao câncer de mama masculino. Isso acontece porque os anabolizantes são metabolizados no fígado e têm como um dos produtos finais o estrogênio, que estimula o tecido mamário, aumentando o risco da doença. O uso excessivo de álcool também leva a esse mesmo processo no fígado.
Em relação ao apoio às mulheres, os homens podem ajudar seus familiares do sexo feminino a encontrar informações sobre a doença. Também podem estimular a realização do autoexame mensal, que representa 70% das descobertas de câncer de mama. Eles podem acompanhá-las durante as consultas ao médico, demonstrando interesse nos assuntos relacionados à saúde feminina.
Após o diagnóstico positivo, é comum que a mulher se sinta insegura e apreensiva com os próximos passos do tratamento e o apoio de amigos e familiares é muito importante para fortalecer sua autoestima. Esse apoio será necessário durante todo o processo de cura, pois a doença afeta não só a saúde física da mulher, mas seu psicológico também, podendo levar inclusive a quadros de depressão.
Aproveite as campanhas e informações do Outubro Rosa para saber mais sobre o câncer de mama e para ser uma influência positiva na sua vida e na vida das pessoas que mais ama!