A PECUÁRIA É A ATIVIDADE LIGADA À CRIAÇÃO DE BOVINOS, SUÍNOS, EQUINOS, OVINOS (OVELHAS), CAPRINOS (CABRAS), BUBALINOS (BÚFALOS) E AVES, ALÉM DA PRODUÇÃO DE LEITE E OVOS. ATRAVÉS DELA TAMBÉM É POSSÍVEL A EXTRAÇÃO DO COURO, PELE E OSSOS, UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E PEÇAS DE VESTUÁRIO.
 
    PECUÁRIA DE CORTE X PECUÁRIA DE LEITE
A PECUÁRIA DE CORTE É DIVIDIDA EM EXTENSIVA, QUANDO OS ANIMAIS SÃO CRIADOS SOLTOS EM GRANDES ÁREAS E PASTAGEM LIVRE, OU INTENSIVA, QUANDO FICAM EM REDUTOS MENORES E COM DIETA BALANCEADA (RAÇÃO).
A EXTENSIVA É O TIPO MAIS COMUM ENCONTRADO NO BRASIL, CERCA DE 90% DA ATIVIDADE TOTAL, E É MAIS BARATA. A INTENSIVA PERMITE MELHOR MONITORAMENTO DOS ANIMAIS E RAPIDEZ NA IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS.
A PECUÁRIA LEITEIRA FOCA NA PRODUÇÃO DE LEITE PARA GRANDES INDÚSTRIAS DE LATICÍNIO E DERIVADOS COMO QUEIJO, IOGURTE E MANTEIGAS. OS ESTADOS QUE MAIS SE DESTACAM NESSE SETOR SÃO MINAS GERAIS E SÃO PAULO.
AS EXIGÊNCIAS RELACIONADAS AO GADO DE CORTE SÃO MENORES, POIS O OBJETIVO MAIOR É O GANHO DE PESO. JÁ O GADO LEITEIRO PRECISA DE MINERAIS PARA PRODUZIR MAIS.
 
    MELHORIAS NA QUALIDADE
UM POUCO MAIS DE 17% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É OCUPADO EXCLUSIVAMENTE POR PASTAGENS. FATORES COMO FERTILIDADE DO SOLO E CLIMA PODEM AFETAR SUA QUALIDADE E É MUITO IMPORTANTE QUE O PASTO SEJA RICO EM NUTRIENTES E CONTROLADO PARA QUE O ANIMAL ATINJA O PESO IDEAL.
A SUPLEMENTAÇÃO DOS ANIMAIS SE TORNOU UMA PEÇA-CHAVE NA PECUÁRIA, POSSIBILITANDO DIMINUIÇÃO NA IDADE DE ABATE.
A QUESTÃO GENÉTICA TAMBÉM É VALORIZADA. TEMOS UMA GRANDE DIVERSIDADE DE RAÇAS, O QUE POSSIBILITA O CRUZAMENTO E CONSEQUENTE GANHO EM DESEMPENHO E QUALIDADE.
 
    REPRESENTATIVIDADE DO REBANHO BRASILEIRO
O REBANHO BOVINO BRASILEIRO É O MAIOR DO MUNDO, COM POUCO MAIS DE 200 MILHÕES DE CABEÇAS E CERCA DE 80% É DA RAÇA NELORE.
O INTERESSANTE É QUE, HÁ 40 ANOS, O REBANHO ERA METADE DO ATUAL E NÃO CONSEGUIA ATENDER NEM MESMO A DEMANDA INTERNA.
PRÁTICAS MODERNAS COMO MELHORAMENTO GENÉTICO, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, MELHORIAS NUTRICIONAIS E SANITÁRIAS E A REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO PROPORCIONARAM ESSE SALTO EM TÃO POUCO TEMPO, SEM PERDER A QUALIDADE DO PRODUTO.
    BRASIL TEM PAPEL DE DESTAQUE NA ATIVIDADE
DE 1990 A 2018 A PRODUTIVIDADE PECUÁRIA AUMENTOU 176% CONFORME DADOS OFICIAIS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNE (ABIEC).
SOMOS O MAIOR EXPORTADOR NO MUNDO DE CARNE BOVINA E A PECUÁRIA DE CORTE REPRESENTA QUASE 9% DO PIB. O BRASIL PERDE APENAS PARA OS ESTADOS UNIDOS NOS QUESITOS PRODUÇÃO E CONSUMO DE CARNE. 
OS PRINCIPAIS MERCADOS COMPRADORES, EM FATURAMENTO, DE CARNE BOVINA BRASILEIRA SÃO CHINA (22,6%), HONG KONG (21,9%) E UNIÃO EUROPEIA (11,1%).
 
    ATRAVÉS DE TODAS ESSAS INFORMAÇÕES É POSSÍVEL ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA NO BRASIL, RESPONSÁVEL POR GERAR EMPREGOS, VALORIZAR O PAÍS E MOVIMENTAR POSITIVAMENTE A BALANÇA FINANCEIRA.