Cada estação do ano tem suas particularidades e cuidados especiais, o plantio no verão não foge a regra. Marcado por ser uma estação de elevadas temperaturas e intenso período de chuvas, alguns cuidados podem ser de grande valia na hora de cuidar do seu plantio
Outro ponto que devemos ficar atentos é a dimensão continental do Brasil, o que basicamente significa que mesmo que estejamos todos numa mesma estação, cada região tem características específicas.
Chegou o verão, prepare o protetor solar
Altas temperaturas e muita umidade são as principais marcas do verão, mas uma das características mais importantes é a alta incidência de luz solar, o que gera dias mais longos que noites.
E assim como nós precisamos nos proteger, o plantio no verão pede atenção a alguns pontos importantes que pode afetar a saúde e qualidade da sua plantação.
Cada região pede uma atenção específica na hora da escolha da produção. Algumas espécies se adaptam independente da região, por suportarem bem a luminosidade intensa do período. Se atentar ao que melhor se encaixa na região pode ajudar principalmente no período de estiagem.
Folhagens como rúcula, coentro e couve estão entre as que melhor se adaptam, lembrando que é necessário a rega diária. Abóboras e morangas, tomate, melão, melancia, berinjela, quiabo e pimentão são outros que se adequam bem ao clima do plantio no verão.
Feijões vagem, almeirões, beterrabas e salsas se encaixam bem na Região Sul.
Na Região Sudeste cenouras, pimentões, alfaces, pimentas e rabanetes.
Repolho, abobrinha, milho e couve-flor se encaixam bem na Região Centro-Oeste.
Berinjelas, abóboras e abobrinhas, quiabos, pepinos e melões se desenvolvem bem na Região Nordeste.
E na Região Norte aposte em cenouras, melancias, pimentas e quiabos.
Quais os principais cuidados que devemos ter no plantio no verão
Independente da região, existem características marcantes prevalecem na hora de se atentar aos cuidados do plantio no verão. E por querermos que você tenha uma produção de qualidade, listamos os principais cuidados no plantio.
EXCESSO DE SOL, VENTO E CHUVAS
Cartão de entrada do verão, a intensidade e a alta incidência de iluminação podem ser um tiro pela culatra. Uma das coisas que podem auxiliar seria o sombrite. Este é utilizado para amenizar os poderes do sol e pode ajudar também em chuvas.
Basicamente ele é uma tela de sombreamento, ao qual é dado uma porcentagem, quão maior essa porcentagem, menor é a incidência de raios solares.
Outra opção seriam os filmes agrícolas feitos em plástico, alguns possuem inclusive proteção UV, e protegem dos ventos e chuvas fortes que atingem determinadas regiões.
UMIDADE
Muitas chuvas é um sinônimo de terra molhada e também de terra encharcada, o que pode não ser muito bom para o seu plantio de verão, por isso uma grande aliada é a cobertura morta, composta basicamente de palha ou capim seco, ela auxilia a manter a umidade da terra regulada.
E ainda protege dos fungos que podem se proliferar devido a alta umidade.
PRAGAS
Assim como os fungos outra praga bastante comum são os insetos. Uma das escolhas pode ser a rotação de cultura, para que variando a produção que é feita no local, os invasores não se proliferem, ou fazer uso de defensivos agrícolas.