Usar pneus de marcas diferentes é um costume bastante comum por diversos motivos. Descubra aqui se isto é bom ou não para o seu carro!

Possuir um automóvel requer muito mais cuidado e atenção do que estar com IPVA e o licenciamento em dia, e sempre abastecer com combustível de boa qualidade. São vários os ítens que precisam de manutenção periódica.

 

Da água do radiador percorrendo todo o carro até o escapamento temos uma infinidade de peças e fluídos para serem vistoriados e trocados regularmente. E por isso,  é normal recorrer a alguns meios para economizar na hora da manutenção.

 

Buscar economia é bastante frequente quando o assunto é comprar pneus para o carro. Quem nunca precisou trocar o pneu de estepe novo em cima da hora de viajar e decidiu 

comprar o mais baratinho para não afetar o orçamento da viagem?

 

Porém, usar pneus de marcas diferentes pode acarretar em alguns riscos à segurança do veículo. Confira a seguir os principais problemas desta prática e o que fazer se não houver outra opção.

Os riscos do uso de pneus de marcas diferentes

 

Não usar a mesma marca de pneu nas rodas do carro pode comprometer a segurança do veículo. Isso ocorre porque as características deles mudam conforme a fabricante, mesmo que o tamanho do pneu seja o recomendado para o carro.

 

Todo veículo possui um tamanho de pneu recomendado pela montadora, por exemplo, usar o pneu 175/70 R13, ou seja, ele deve possuir 17,5 cm de largura sendo 70% disto em altura da bandagem, tipo Radial e de 13 polegadas de diâmetro interno.

 

Respeitando essas especificações, o dono do veículo é livre para escolher a sua marca preferida. E cada fabricante constrói o pneu com tecnologias diferentes que definem as características do produto.

 

Padrão de ranhuras, nível de aquecimento, fator de desgaste e tração, variam de entre as marcas. Por isso, o uso de pneus de marcas diferentes afeta frequentemente o balanceamento e alinhamento do carro.

Principais prejuízos ocasionados no carro

Os problemas que podem surgir no automóvel são bastante variáveis, pois também dependem de outros condicionantes no veículo. Contudo, os seguintes danos são frequentemente encontrados.

Estabilidade comprometida

O carro com pneus diferentes perde estabilidade devido ao comportamento desigual de cada pneu.

Frenagem brusca dificultada

Frear bruscamente nunca é recomendado e a situação piora nesse caso, pois os pneus diferentes podem forçar o carro em direções diferentes e dificultar o controle.

Dificuldade em curvas

Em curvas muito fechadas, os pneus tendem a se comportar de forma divergente, o que aumenta o risco de derrapagem.

Como remediar os riscos?

O ideal é sempre usar pneus iguais em todas as rodas, mas quando só for possível usar pneus de marcas diferentes o melhor é deixar as rodas de um mesmo eixo com pneus iguais.

Esse tipo de cuidado com a manutenção do automóvel é muito importante, principalmente se você adquiriu recentemente um carro usado. Confira mais dicas como esta em nosso blog para se prevenir de outros problemas.