A busca pela estética e desempenho do carro pode nos levar a informações nem sempre corretas
Os carros já fazem parte da vida de grande parte das pessoas, e por isso estas tendem a investir cada vez mais tanto em estética quanto em desempenho do veículo. Um dos itens que tem papel de destaque do automóvel é o pneu.
A influência da qualidade dos pneus no desempenho do automóvel não é lenda, é um fato comprovado e isto está atrelado também ao tipo ideal para cada veículo. A situação se torna um pouco confusa quando começam debates sobre pneus maiores serem mais efetivos.
Na prática e na teoria não há comprovação alguma que de modelos de pneus maiores auxiliem no desempenho do carro, excepcionalmente nos modelos para os quais eles foram feitos, como veículos esportivos e utilitários off-road.
Mas o que muitas pessoas não se atentam ao trocar o tipo de pneu de seus carros, são os riscos que isso pode gerar. Desde baixo desempenho, até acidentes. Abaixo explicamos como o uso de pneus maiores pode afetar no seu veículo.
Vale tudo pelo desempenho do carro?
A resposta é sim neste caso, pois a principal ferramenta a ser utilizada será a informação. Falsamente as pessoas têm a noção de que colocar pneus maiores pode aumentar o desempenho do carro, e a resposta real é que não.
Por que pneus maiores não são bons em meu veículo comum?
A primeira afirmação é fácil pois pega direto no bolso, pneus maiores aumentam o consumo do combustível. Isso acontece pois ele é mais pesado, portanto exige uma força maior do motor para fazê-lo girar.
Isso nos leva diretamente ao segundo ponto, utilizar estes pneus que exigem além do normal do seu motor contribui diretamente para a diminuição da vida útil deste. O que concomitantemente afeta o desempenho do carro.
Um dos maiores riscos para quem opta por pneus maiores é que estes atuam diretamente sobre os freios, por serem mais pesados exigem uma maior força destes quando forem acionados, principalmente quando utilizados bruscamente.
E não podemos deixar de considerar a divergência que é causada no hodômetro, pois este marca a velocidade de acordo com cada volta completa do pneu. Com um modelo de diâmetro maior, a volta completa demora mais e junto a isso a velocidade a ser registrada também demora.
Com isso ele pode marcar uma velocidade inferior à que realmente possa estar, e se torna um problema principalmente quando você passar por radares que marcam a velocidade.
E por fim e não menos importante algumas dessas alterações podem descaracterizar o veículo e serem passíveis de multa. O artigo 8º do CTB proíbe “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”.
A infração é considerada grave, dando 5 pontos na carteira e multa de até R$195,23. Por isso é importante se orientar para escolher o pneu ideal para o seu veículo. E principalmente buscar informação real sobre como melhorar o desempenho do carro.