Descubra o que são pneus OTR e veja como esse modelo é essencial para as indústrias pesadas!
Para frotas de caminhões comerciais e veículos de indústrias pesadas, a seleção adequada de pneus pode significar a diferença entre avarias desnecessárias na beira da estrada e maior lucratividade.
Pneus OTR podem ser a melhor escolha para frotas com aplicações off-road frequentes ou contínuas. É o modelo ideal para evitar o custo de reparos e manutenção.
Compreender o que são os pneus OTR e suas características ajudará você a tomar melhores decisões para as necessidades de seus veículos.
O que são pneus OTR?
Os pneus OTR são projetados para veículos que viajam frequentemente em terrenos acidentados.
Os pneus são construídos para suportar grandes quantidades de peso para guiar os veículos em condições desafiadoras que deixariam a maioria dos outros caminhões mortos em seus trilhos.
Enquanto um pneu de carro de passeio consegue suportar até 1400kgs, o OTR possui capacidade de até 100 mil quilos!
Normalmente, esse tipo de pneu pode ser encontrado em três tipos básicos de construção:
- Diagonal: um pneu diagonal é aquele que tem uma construção transversal, usando cordas que se estendem de talão a talão;
- Diagonal Cintado: Esses pneus são semelhantes em construção aos pneus diagonais; no entanto, geralmente há duas ou mais camadas de dobras cruzadas com correias estabilizadoras de aço, ou com fio presas sob sua banda de rodagem;
- Radial: os pneus radiais usam cordas que se estendem dos talões ao longo da banda de rodagem; no entanto, em vez de um padrão cruzado, as cordas são paralelas umas às outras, criando um pneu mais forte com maior longevidade.
Os pneus OTR diagonais são mais adequados para veículos que viajam em velocidades mais lentas, enquanto os pneus radiais são ótimos para caminhões que viajam em velocidades um pouco maiores.
Especificações dos pneus OTR
Como todos os pneus, os pneus OTR têm especificações exclusivas que indicam diferenças distintas em capacidade e desempenho.
A terminologia a seguir ajudará os gerentes de frota a fazer a escolha certa:
- Banda de rodagem: Responsável pela tração;
- Carcaça: a carcaça do pneu, composta por lonas do corpo e talões de arame;
- Parede lateral: a camada lateral que cobre tudo, exceto a banda de rodagem;
- Apex: Localizado sobre o feixe do talão, este enchimento de borracha é responsável pela transição progressiva da zona do feixe do talão para a parede do pneu de borracha;
- Forra: uma camada de borracha dura que resiste à erosão da área do cordão.
Para os profissionais que atuam nas indústrias de madeiras, agregados, construção e mineração, a qualidade é tudo.
Além disso, as dimensões de um pneu OTR podem assustar os mais desavisados. Alguns modelos podem chegar a 4 metros de altura, 1.5 metros de largura e 5.7 toneladas.
E esse tamanho todo não é por acaso: os equipamentos e veículos pesados usados para esses trabalhos difíceis exigem pneus OTR que possam funcionar nas condições mais adversas sem sacrificar a segurança, a qualidade ou o desempenho.