A dinâmica da modalidade que chega a incluir o uso de pneus no Crossfit, tem garantido cada vez mais seguidores
O Crossfit tem ganhado o coração dos brasileiros há mais de 10 anos. A modalidade tem atraído cada vez mais pessoas pela variedade de exercícios, que chegam a incluir pneus no Crossfit, e pela promessa de condicionamento geral.
Muitas pessoas têm buscado atividades diferentes das já conhecidas, e para alguns monótonas, como a musculação e corrida. Com a vinda da modalidade para o Brasil muitos começaram a se perguntar o que é o Crossfit.
Criado durante a década de 90, a modalidade ainda é uma febre no Brasil e entre seus seguidores, denominados crossfiteiros. É importante frisar que é um treinamento de força e condicionamento geral e pela alta intensidade é o treinamento padrão de academias militares.
O surgimento do Crossfit tem origem na união de 3 formas de exercícios: exercícios de alta intensidade, exercícios funcionais e exercícios constantemente variados. O uso de pneus no Crossfit, e outros tipos de equipamentos, faz com que a modalidade fuja do padrão das academias convencionais.
O uso de pneus no Crossfit
Durante uma prática diária de Crossfit o treino se divide em 3 etapas, que são definidas no dia, sendo estas: aquecimento, técnica e workout of the day (WOD). A prática com pneus no Crossfit em geral se encaixa de acordo com o que fica definido nas atividades do dia.
O principal exercício com pneu no Crossfit é o Tire Flip, onde realizamos um agachamento completo segurando a parte debaixo do pneu, a intenção é erguê-lo verticalmente e em seguida tombá-lo. Equivale a um agachamento + supino + levantamento terra.
Pode parecer fácil, mas quando associado a um treino completo não é tão simples assim. Um exemplo seria a série Guido, 21 repetições de Tire Flips + 15 repetições de Push Press e 9 repetições de Burpees. Este é considerado um treino de duração média e que atinge todo o corpo.
Esse é o grande diferencial da atividade. Um exercício realizado no WOD sempre equivale a mais de um exercício em uma modalidade como a musculação.
E pela dinamicidade que a atividade proporciona, os benefícios vão muito além de emagrecimento e condicionamento. É possível ter um aumento da mobilidade muscular e da flexibilidade, além da diversão gratuita, e suada, e a diminuição drástica dos níveis de estresse.
Os tipos de pneu
Já vimos como encaixamos pneus no Crossfit, e a questão que fica é: quais são os tipos ideais de pneus para utilizado? Para a prática do Crossfit o principal tipo utilizado são os pneus para trator ou pneus agrícolas.
Comumente são utilizados estes modelos de pneus agrícolas devido ao tamanho e peso, que são necessários para a execução dos exercícios. Estes costumam pesar acima de 80 kgs, o que garante que sejam apropriados para a prática.