A manutenção preventiva é uma prática muito recomendável para garantir a segurança e o bom funcionamento de qualquer veículo. É normal que quem a pratica esteja sempre preocupado com o momento certo de trocar um item ou outro do carro.

E um dos componentes que mais chamam a atenção dos motoristas é o pneu. De fato, o pneu é um dos itens mais importantes para o funcionamento correto do automóvel, saber a hora certa de fazer a sua troca é o que pode evitar um possível acidente.

Devido a essa importância, é comum que muitas dúvidas e mitos existam em torno dessa questão. E um desses mitos é a existência de um período de validade em que ao final dele é necessário fazer a troca do pneu independente de sua condição.

Pneus não possuem prazo de validade

Apesar de estarmos acostumados a estarmos atentos à validade de diversos produtos que consumimos diariamente, os pneus não possuem data de validade, a informação é confirmada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

Segundo a ANIP, o pneu não possui prazo de vencimento, pois a duração dele vai depender das condições de uso. Por isso, o que normalmente é oferecido é uma garantia contratual fornecida pelo fabricante a partir da data da compra indicada na nota fiscal.

Nos casos em que o consumidor não for mais possível acessar o comprovante da compra, algo muito comum em compras feitas em sites de pneu, a garantia é contada a partir do número DOT indicado no próprio pneu.

O DOT é o número referente a data de fabricação do pneu, ele é encontrado em sua lateral e possui quatro dígitos. Os dois primeiros números são referentes a semana em que foi produzido e os dois últimos ao ano.

Dessa forma, um pneu com DOT 1219 foi feito na 12ª semana de 2019, ou seja, a fabricação ocorreu em março daquele ano.

 

Garantia e validade são as mesmas coisa?

 

 

Algo que gera muita confusão é relacionar o tempo fornecido de garantia com prazo de validade. Normalmente, os fabricantes de pneus fornecem um prazo de 5 anos de garantia para os seus produtos.

Contudo, isso não significa que ao fim desse tempo é necessário fazer a sua troca. A garantia é estipulada considerando um padrão comum de uso em que o pneu mantém as suas características de fabricação.

Realizando os cuidados devidos, como a calibragem dos pneus, o alinhamento e balanceamento, além de evitar manobras bruscas na direção, os pneus podem durar além do período de garantia.

Mais importante do que pensar em prazo de validade é estar sempre atento a sinais de desgaste, rachaduras e outras deformidades, pois são elas que determinam o momento correto para realizar a troca do pneu.