Descubra a importância da revisão do carro e veja quais são os melhores momentos para fazer isso!

Os veículos são máquinas e, como qualquer máquina, precisam de manutenção adequada. Geralmente, um bom processo de revisão do carro é o bastante para garantir que tudo está em ordem.

Essa simples atitude preventiva mantém seu veículo funcionando sem problemas e com segurança na estrada por uma distância muito maior em comparação com nunca fazer manutenção. 

Mas qual será a frequência ideal para revisar seu veículo?

A resposta para essa questão pode ser encontrada no manual do proprietário. Ele descreve toda a manutenção que precisa ser feita e quando ela precisa ser feita para que você esteja sempre preparado.

Com que frequência os carros precisam de revisão?

Se você dirige um carro mais novo, provavelmente ele tem um sistema de lembrete de revisão que torna os cronogramas baseados em quilometragem obsoletos. 

Estes sistemas consideram uma série de condições operacionais do veículo e fornecem um alerta no painel quando é hora de uma troca de óleo do motor, verificações de nível de fluido, inspeções de componentes e outros serviços de manutenção do carro. 

Se o seu veículo possui um desses sistemas, confie nele para orientar suas visitas de revisão. 

Caso você ande pouco com seu veículo, uma boa opção é fazer revisão a cada 6 meses.

Serviço baseado em quilômetros

Os carros mais antigos têm intervalos de revisão com base na quilometragem. Normalmente existem dois programas de manutenção diferentes, um para carros dirigidos em condições “normais” e outro para aqueles usados ​​em condições de operação “severas”. 

A definição exata de serviço severo varia conforme a montadora, mas geralmente envolve operar seu carro sob uma ou mais das seguintes condições:

  • Climas extremamente quentes, frios ou empoeirados;
  • Direção com paradas e arrancadas sustentadas;
  • Viagens com cargas pesadas ou rebocando um trailer.

Se o uso do seu veículo se enquadrar na definição de serviço severo do manual do proprietário, siga o cronograma de revisão mais rigoroso do carro. 

No entanto, se você dirige em condições normais, tome cuidado para não gastar o dinheiro em serviços de que seu carro pode não precisar ou se beneficiar.

Um exemplo comum de manutenção desnecessária do carro é trocar o óleo do motor com muita frequência. 

Costumava ser normal recomendar uma troca de óleo a cada 5.000 quilômetros. No entanto, com os lubrificantes modernos, a maioria dos motores mais novos recomenda intervalos de troca de óleo de aproximadamente 10.000 km.

Revisão do carro é fundamental

Dedicar um tempo para cuidar do seu carro e encontrar uma oficina em que você confia para ajudá-lo na manutenção de rotina do carro pode evitar dores de cabeça futuras e surpresas caras. 

Como a maioria dos motoristas, você deseja cuidar bem de seu veículo e pode se perguntar com que frequência precisa fazer a revisão do carro

Apesar das informações conflitantes de várias fontes, a resposta a esta pergunta é bastante simples. Siga o cronograma de manutenção recomendado pela fábrica no manual do proprietário ou livreto de serviço do seu carro.