Descubra o que são redes industriais e como elas funcionam dentro das empresas!
Uma rede de comunicação industrial é a espinha dorsal para qualquer arquitetura de sistema de automação, pois fornece um meio poderoso de troca de dados, controlabilidade de informações e flexibilidade para conectar vários dispositivos.
Essas redes, que podem ser LAN (Local Area Network, que é usado em uma área limitada) ou WAN (Wide Area Network, que é usado como sistema global), permitem a comunicação de grandes quantidades de dados usando um número limitado de canais.
Confira mais detalhes sobre esse tipo de conexão e veja alguns dos principais formatos utilizados pelas indústrias.
O QUE SÃO REDES INDUSTRIAIS?
Em um contexto mais amplo, as “redes” referem-se à transformação de informações ou dados, principalmente em formato digital de um transmissor para um receptor por meio de uma conexão (que pode ser fio de cobre, cabo coaxial, fibra óptica ou qualquer outro meio).
As redes tradicionais são usadas para permitir a comunicação de dados entre computadores, seus periféricos e outros dispositivos.
Por outro lado, a rede de comunicação industrial é um tipo especial de rede feita para lidar com controle em tempo real e integridade de dados em ambientes hostis em grandes instalações.
Os exemplos de redes de comunicação industrial incluem Ethernet, DeviceNet, Modbus, ControlNet e assim por diante.
REDES INDUSTRIAIS COMUMENTE USADAS
Existem muitas redes de comunicação diferentes projetadas para interconectar dispositivos de campo industriais e vários módulos de entrada e saída.
Eles são descritos com base em determinados protocolos.
Um protocolo é um conjunto de regras usadas na comunicação entre dois ou mais dispositivos. Com base nesses protocolos, as redes de comunicação são classificadas em vários tipos.
Alguns padrões comuns e populares de comunicação industrial são descritos abaixo.
HART
É um acrônimo para Highway Addressable Remote Transducer. É um protocolo de rede de controle de processo aberto que sobrepõe o sinal de comunicação digital.
É a única rede de comunicação que facilita a comunicação analógica e digital bidirecional ao mesmo tempo, pela mesma fiação e, portanto, essas redes também são chamadas de redes híbridas.
DEVICENET
É uma rede de nível de dispositivo aberto baseada na tecnologia CAN (Controller Area Network). Ela é projetada para fazer a interface de dispositivos de nível de campo, como sensores, interruptores, leitores de código de barras, telas de painel, etc.
Ele reduz o custo da rede integrando todos os dispositivos em um cabo de quatro fios que transportam dados e condutores de energia.
MODBUS
É um protocolo de sistema aberto que pode ser executado em uma variedade de camadas físicas. É o protocolo mais amplamente utilizado em aplicações de controle industrial.
PROFIBUS
É uma das redes de campo aberto bem conhecidas e amplamente implementadas. Essas redes são usadas principalmente nos campos de automação de processos e automação de fábrica.
É mais adequado para tarefas de comunicação complexas e aplicativos de tempo crítico.
Depois de conferir o que são redes industriais, você deve ter percebido que elas são projetadas para atender às necessidades em tempo real e às demandas de um grande número de sistemas, além de ter seu papel dentro das tecnologias da indústria 4.0. Isso acaba afetando diretamente a produtividade das empresas.