Tem percebido desgaste nos pneus de seu carro e não sabe qual o motivo? Confira a seguir os principais tipos e a origem de cada um deles
Com o passar do tempo, é comum que apareçam desgastes nos pneus do veículo. Entretanto, não é raro ouvir proprietários indignados que os pneus comprados duraram bem menos do que o esperado.
A razão seria a má qualidade do produto adquirido? Nos casos em que a compra foi feita em uma loja de confiança, a resposta muito provavelmente é não!
Mas quais seriam as causas e quais são os tipos de desgaste nos pneus? Para descobrir, continue a leitura abaixo.
Quais são os principais tipos de desgaste nos pneus e quais são os motivos por trás deles?
Como anteriormente dito, é muito difícil que pneus comprados em lojas confiáveis e cada vez mais desenvolvidos com tecnologia de ponta e submetidos a diversos testes se desgastem antes do esperado devido à baixa qualidade.
Há também o fato de que é necessário realizar a troca e manutenção dos pneus em locais de sua confiança, visto que há riscos em realizar a troca dos pneus em oficinas duvidosas.
Apesar de para muitos este já ser um fato sabido, o desgaste nos pneus pode colocar em risco não só o bom funcionamento do veículo, como também o motorista e os passageiros.
Pensando nisso, é interessante que o proprietário do carro saiba quais são os tipos de desgaste, suas possíveis causas e como reverter cada uma das situações.
Veja a seguir com detalhes:
Desgaste central
O desgaste central é facilmente identificado. O centro da banda de rodagem aparenta estar mais gasto do que as demais áreas do pneu.
Isso ocorre porque há um excesso de pressão. Quando se utiliza a calibragem errada e excessiva, o centro do pneu tem maior contato com o solo, o que gera o desgaste.
A solução é simples: basta verificar o manual do veículo e utilizar somente a calibragem indicada.
Desgaste lateral
Visualmente, trata-se daquele pneu com o centro intacto, mas com as laterais mais gastas.
Por outro lado, o desgaste nos pneus nas laterais indica baixa pressão. A razão pela qual isso acontece é que, quando há pouca pressão no pneu, a tendência é que ele mantenha as bordas laterais mais instáveis, com maior contato com o solo.
Para resolver, é como no exemplo anterior, ou seja, é necessário manter o pneu com a calibragem indicada. Além disso, vale também conferir se o pneu está com algum buraco capaz de provocar a perda de ar conforme o veículo se move.
Desgaste em um ponto específico
Nesse caso, o desgaste é específico em uma única área do pneu. Infelizmente, está ligado a situações especiais, como freagem muito brusca, o que não permite que nada seja feito para solucionar.
Desgaste em escamas
Ao observar, a borracha do pneu terá o aspecto de que está se desfazendo em porções menores, como escamas.
As causas podem ser peças mal ajustadas ou uso de pneu diferente do que recomenda o fabricante.
Para evitar, é importante se atentar no momento da compra, como também realizar manutenções frequentes.
Desgaste irregular em todo o pneu
Quando o desgaste é irregular por todo o pneu, não está somente em uma área, tampouco está escamando.
Em carros, é sinal de que o alinhamento não está em dia, o que por si só resolve o problema quando ajustado.