O uso dos pneus recomendados pelo fabricante confere a moto segurança, veja o porquê é importante segui-lo e quais os possíveis problemas
Uma das peças mais importantes das motos são os pneus e com um mercado tão diversificado, são muitas as opções disponíveis. O que muitas vezes não é considerado, é que a escolha adequada é um dos fatores mais importantes para utilizar sua moto com segurança.
O mercado de pneumáticos atende os mais diversos tipos de veículos, motos e tratores, por isso, é ampla a gama de produtos disponíveis que provém de qualidade para cada tipo.
Porém, essa diversidade pode deixar alguns proprietários confusos em relação a qual produto é o ideal para seu veículo ou até mesmo buscar realizar experimentos, trocando o pneu ideal, pelo de algum outro modelo, ou até mesmo outro tipo de veículo.
É cada vez mais comum a prática de utilizar pneus de carros em motos, por exemplo. Entretanto, é preciso pontuar a importância de utilizar o pneu recomendado pelo fabricante, pois essa escolha é estudada para garantir o uso da moto com segurança.
Qual a relação dos pneus de moto com a segurança?
O mercado automobilístico é construído a base de muito estudo para ter os melhores veículos tanto no quesito performance quanto na economia. Atrelado a isto está a segurança, um dos componentes mais importantes a serem considerados na produção de uma moto.
Como já se sabe, as motos estão largamente atreladas ao sentimento de aventura, por toda a liberdade que sentimos ao pilota-la.
Cada item de uma moto é feito de modo a aumentar seu desempenho com o menor gasto de combustível possível e o uso dos pneus é condicionado a isso.
Quando uma montadora escolhe um pneu para determinada modelo, são realizados estudos que analisam a dirigibilidade e como eles afetam o motor do veículo. Além disso, a utilização da moto com segurança também pode ser afetada.
Procurar utilizar pneus diferentes dos recomendados do fabricante, além de interferir em como a moto é pilotada, pode colocar em risco não só o piloto, mas todos que possam estar ao redor.
O que ocorre é que quando o modelo do pneu é trocado, alguns não têm a aderência necessária que a moto pede e por mais que o piloto se negue a acreditar, isso interfere na forma como a moto é conduzida ao fazer curvas.
E os problemas não param por aí, afeta o hodômetro, o velocímetro e também o consumo, pois as práticas mais comuns são de utilizar pneus maiores, ou mais largos, o que faz com que a moto trabalhe e consuma mais, não sendo seguro para viagens, por exemplo.
Visualmente pode até deixar a moto mais agressiva, mais imponente, porém os riscos a qual sujeitam a moto, além dos gastos, são exacerbados.
Por fim o uso dos pneus adequados são o melhor indicativo de qualidade, economia e de utilização da moto com segurança, uma prática que nunca sai de moda.