Entenda os riscos que andar com os pneus da moto fora dos padrões pode apresentar para você e para sua motocicleta!
Que os pneus da moto são fundamentais para seu funcionamento, disso todo mundo sabe. Mas, o que muita gente não sabe é que a falta de atenção e manutenção periódica neste componente apresenta riscos à sua segurança e à vida útil da motocicleta.
Estar atento a todos os fatores, bem como saber identificar possíveis problemas é fundamental para evitar inconvenientes futuros e até mesmo situações mais graves.
No conteúdo de hoje, vamos explicar sobre os riscos do uso de pneus errados na sua moto e quais consequências isso pode ter. Vamos lá?
Pneus de carro na moto, pode?
Uma das principais dúvidas quando o assunto é modificação na moto, está relacionada ao uso de pneus de carro na moto.
Isso porque, há quem diga que essa troca é uma alternativa economicamente mais viável e que apresenta melhor desempenho e maior durabilidade em relação aos pneus tradicionais.
No entanto, trata-se de uma prática não recomendada pelos especialistas, pois além de gerar um desgaste irregular do aro de montagem e possivelmente de partes específicas do pneu, a substituição pode afetar o consumo da motocicleta, gastando mais combustível.
O uso de peças não indicadas pode ser prejudicial inclusive na hora de acionar o seguro, caso seja necessário, interferindo na decisão da seguradora de pagar ou não os danos devido a modificação.
Pneus mal calibrados
Para além das modificações não recomendadas, o uso inadequado dos pneus também pode apresentar riscos para a segurança do motociclista e afetar consideravelmente a vida útil da moto.
Pneus mal calibrados com libras abaixo do necessário aumentam o consumo de combustível, se desgastam mais rapidamente e podem causar acidentes, deslizando mais facilmente sobre os bolsões de água (aquaplanagem) e até mesmo saindo da roda da moto.
Pneus carecas
Outro fator importante está justamente na avaliação do estado dos pneus. O atrito constante com o asfalto torna o desgaste do componente inevitável, fazendo com que ele fique mais liso conforme o uso da moto.
Neste estado, os pneus carecas perdem aderência ao solo e, consequentemente, comprometem o tempo de resposta para frear, aumenta-se o risco de aquaplanagem e perde-se estabilidade na condução, podendo ocasionar acidentes.
Cuidados com os pneus da moto
Para que o uso de pneus errados não interfira na sua segurança, é necessário tomar alguns cuidados no dia a dia:
- Calibre os pneus semanalmente com a quantidade de libras adequada para o modelo da sua moto;
- Faça um balanceamento periódico nas rodas;
- Verifique o TWI do pneu para certificar-se de que está dentro dos padrões exigidos (1,6 mm);
- Utilize o modelo recomendado pelo fabricante;
- Troque os pneus sempre que necessário.
Lembre-se de que sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar, portanto, nada de andar com pneus em mau estado por aí.