Mais importante do que saber os benefícios obtidos pelo seu uso na lavoura, é conhecer as medidas de segurança na hora de operar o maquinário agrícola. Descubra aqui!
A produção agrícola passou por diversas mudanças ao longo das últimas décadas, sendo a agricultura moderna marcada pela presença cada vez maior de maquinários e recursos tecnológicos.
Para efeito de comparação, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apurou que no Brasil entre os anos de 2006 e 2017 a aquisição de tratores aumentou 49,7%, chegando, em 2017, a um total de 1,2 milhão de unidades.
Mais recentemente a Fenabrave, Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores, informou que em 2021 foram vendidos 58,4 mil novos tratores e colheitadeiras, representando um aumento de 26% em relação ao ano anterior.
Os números são realmente animadores, mas tão importante quanto os benefícios que o maquinário agrícola pode trazer, é usá-los com segurança e evitar qualquer tipo de acidente ou prejuízo.
Práticas de segurança no uso do maquinário agrícola
Todo equipamento para ser totalmente usual e trazer a melhoria esperada nos negócios é preciso ser utilizado respeitando as medidas de segurança e de operação. Indicamos a seguir as principais práticas de segurança em relação ao uso das máquinas na agricultura.
Treinamento da equipe
Saber utilizar os equipamentos não se resume apenas a ligá-los e usar suas principais funções. É necessário que toda a equipe de trabalhadores conheça bem os equipamentos, como usá-los e quais as medidas de segurança.
Nesse sentido, é de suma importância investir em treinamentos e cursos de reciclagem de segurança periodicamente. Agindo desta forma, poderá evitar prejuízos na lavoura ligados a má utilização do maquinário.
Conheça o terreno
Dificilmente o solo agricultável encontra-se em condições ideais, sem nenhum tipo de irregularidade, como buracos, declives e aclives, desalinhamento. Essas situações dificultam o uso do equipamento e podem mesmo causar graves acidentes.
Antes de entrar com o seu maquinário no terreno que irá cultivar, faça uma inspeção detalhada para identificar os problemas, corrigi-los se possível e mesmo estabelecer o limite de uso das máquinas.
Ítens de segurança sempre em dia
Antes de iniciar o trabalho diário, é fundamental checar todos os dispositivos de segurança do seu maquinário agrícola para que não coloque a sua equipe de funcionários em risco e comprometa de modo desnecessário a sua produção.
Dispositivos limitadores de velocidade
Um recurso que vem se mostrando um investimento muito interessante são os limitadores de velocidade. Esse recurso atua interrompendo a alimentação de combustível, impedindo que o operador ultrapasse certa velocidade.
Embora eles não tenham sido feitos para alcançar altas velocidades, em determinados tipos de terrenos qualquer aumento de velocidade momentânea pode levar a ocorrência de um acidente que não aconteceria em uma menor velocidade.
Manutenções preventivas
Manutenção não é só quando a máquina quebra. Verificar regularmente o estado geral e mesmo fazer a troca de alguma peça antes que ocorra a sua quebra, é fundamental para manter o seu equipamento sempre em bom estado e evitar a sua depreciação.