Será que pode andar em qualquer lugar? Precisa ser emplacado? Quem pode dirigir? Conheça a resposta para essa e outras dúvidas sobre quadriciclo
Embora seja um veículo que é sinônimo de aventura, a verdade é que ainda existem diversas dúvidas sobre quadriciclos e seu uso apropriado. E isso é normal, uma vez que esse é um transporte bem diferente do que a maioria das pessoas está acostumada.
Será que pode andar em qualquer lugar? Será que qualquer pessoa pode dirigir?
Vamos abordar a resposta para essas e outras perguntas logo abaixo. Confira:
Qual habilitação é necessária?
Esse é certamente uma das dúvidas sobre quadriciclo mais comuns. De acordo com o artigo 153 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), liberado na Resolução 573/15, só estão liberados conduzir o veículo, os condutores com a habilitação B, que é aquela para veículos motorizados.
Outro detalhe importante nesse caso, é que o motorista precisa ser maior de 18 anos.
Precisa emplacar?
Ainda de acordo com essa resolução do Contran, passa a ser necessário o emplacamento de quadriciclos em sua parte traseira, assim como em motos.
E assim como qualquer outro veículo emplacado, o quadriciclo deverá pagar todas as taxas anuais do DETRAN, tais como IPVA, licenciamento, e DPVAT.
Como escolher um quadriciclo?
Para responder essa pergunta sobre quadriciclo, basta pensar em quais seus objetivos com a compra de um equipamento desses.
Em algumas situações, o proprietário tem como principal objetivo apenas ter momentos de lazer, portanto, a categoria off-road é a mais indicada.
Caso a intenção seja a locomoção pela área urbana ou outras atividades semelhantes, a categoria on-road é mais apropriada. De qualquer forma, também é importante verificar os cuidados necessários com o quadricíclo.
O que muda do quadriciclo off-road para o on-road?
A diferença entre essas duas categorias, além do uso propriamente dito, também está presente nos seguintes elementos:
-
Pneus
-
Tração
-
Potência
Cada categoria possui uma aplicação e manutenção adequada. Por isso, o proprietário deve seguir as instruções do fabricante.
O quadriciclo pode andar na cidade?
Pode, desde que devidamente emplacado. Essa é a norma estabelecida pelo Contran. Além disso, o motorista e o passageiro precisam utilizar capacetes com viseira.
Outro detalhe importante é que, embora exista a liberação para circulação em áreas urbanas, ainda é expressamente proibido trafegar em rodovias estaduais e federais.
Quais são os equipamentos obrigatórios?
Dentre a lista de equipamentos que os quadriciclos precisam ter, estão os seguintes itens:
-
Farol dianteiro de cor branca ou amarela;
-
Lanterna na parte traseira e lanterna de freio, ambas na cor vermelha;
-
Espelhos retrovisores de ambos os lados;
-
Indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
-
Iluminação da placa traseira;
-
Velocímetro;
-
Buzina;
-
Pneus específicos para quadricíclos que permitam condições mínimas de segurança;
-
Dispositivo de controle de ruído do motor e protetor para rodas da parte traseira.
Além dos itens necessários para garantir a segurança do veículo, é importante buscar a qualidade. Na Big Tires, você encontra os melhores pneus para quadriciclo. Confira!
A ausência de algum desses itens pode ser considerada como uma infração de trânsito, então cuidado!