Saiba quais são os procedimentos necessários para que seus pneus durem por ainda mais tempo

 

Você sabe como é feita a manutenção dos pneus agrícolas? Por serem diferentes dos pneus para automóveis tradicionais, é comum ter algumas dúvidas em relação a este assunto.

 

Felizmente, o processo não é tão complicado e pode maximizar bastante sua vida útil, além de garantir que ele se mantenha em perfeitas condições. Nos acompanhe para aprender o que fazer!

 

COMO AVERIGUAR SE OS PNEUS AGRÍCOLAS ESTÃO EM BOM ESTADO?

 

Alguns procedimentos são parecidos com os pneus para automóveis, mas outros são diferentes. Por isso, é essencial conhecer os processos voltados especificamente aos pneus agrícolas.

 

Entre os principais passos, destacam-se os seguintes:

 

CALIBRAGENS CONSTANTES

Por serem veículos pesados, as calibragens podem ter que ser feitas com menor frequência do que ocorre com os carros, por exemplo. O ideal é verificar a calibragem pelo menos uma vez por semana, sempre antes de utilizar o veículo, que é quando o pneu ainda está frio, já que o calor faz com que o gás se expanda.

 

BUSCA POR CORTES OU PROTUBERÂNCIAS NA SUPERFÍCIE

Caso haja qualquer sinal de que o pneu não está em suas perfeitas condições, como com cortes, rasgos ou protuberâncias, o ideal é proceder com a manutenção dos pneus agrícolas ou, se for o caso, com a sua substituição.

 

VERIFICAÇÃO DA REGULARIDADE DO DESGASTE

É comum que os pneus fiquem desgastados, mas isso deve acontecer de maneira regular em toda a sua superfície. Caso contrário, este pode ser um sinal de problemas no pneu ou mesmo no trator, como má distribuição de carga ou alterações na suspensão.

 

RACHADURAS CAUSADAS POR RESSECAMENTO

Assim como acontece com borrachas que ficam expostas ao sol, à chuva e a outros eventos climáticos, os pneus podem ficar rachados por conta do tempo seco. Como os tratores são pesados, qualquer rachadura, mesmo que pequena, pode ser altamente prejudicial. Neste caso, também deve-se optar pela manutenção dos pneus agrícolas ou, caso esta não seja possível, em sua troca.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DOS PNEUS AGRÍCOLAS?

 

Um processo bastante comum é a recapagem, que consiste na troca da borracha da banda de rodagem, embora ela possa ser feita apenas quando o restante do pneu está em boas condições de uso.

 

O tradicional reparo ou remendo do tipo “macarrão” é outra alternativa, embora deva ser usada apenas para emergências, como quando o automóvel precisa voltar para a garagem, por exemplo. Ela consiste na aplicação de um pequeno reparo pelo furo do pneu, de modo a vedá-lo e, assim, evitar que o ar escape.

 

Para o caso dos pneus que usam câmaras de ar, essas também podem ser substituídas por uma nova, o que agrega um bom tempo de vida útil sem comprometer sua qualidade, eficiência e resistência.

 

Além disso, também temos que destacar a mais simples manutenção dos pneus agrícolas, que é sua calibragem, a qual deve ser feita quando sua pressão estiver acima ou abaixo da indicada para aquele modelo.


Caso a manutenção dos pneus agrícolas não seja possível, então a solução é comprar novos, os quais permitirão seu uso adequado e por um longo período de tempo. Quando precisar comprar pneu agrícola, conte com a Big Tires e encontre excelentes opções e condições de pagamento!