Veja alguns conceitos de mecânica do automóvel que vão ajudá-lo na hora de comprar o seu carro! 

Mesmo que você não seja um especialista em mecânica do automóvel, saber alguns conceitos básicos dessa área é algo muito importante na sua vida como motorista. 

Ter o conhecimento correto pode fazer a diferença na hora escolher um carro novo e também será fundamental para garantir a vida útil do seu novo bem.

Aqui estão alguns conceitos básicos que você precisa conhecer:

O MOTOR É O CORAÇÃO DO SEU VEÍCULO

Não é necessário dizer que, se você deseja manter o desempenho do seu carro na capacidade ideal, deve manter o motor adequadamente.

Um único problema nele pode custar a você a mesma quantia de dinheiro necessária para comprar um veículo novo.

Apenas como uma base sobre mecânica do automóvel, saiba que o motor funciona a base de combustão, que é o processo de liberação de energia de uma mistura de combustível e ar.

ATENÇÃO PARA A CALIBRAGEM DOS PNEUS

O primeiro conselho é usar a pressão recomendada pelo fabricante, uma vez que pneus inflados incorretamente podem trazer várias consequências negativas.

Entre os problemas estão:

  • O desgaste prematuro dos terminais de direção; 
  • A perda de estabilidade;
  • O aumento do consumo de combustível;
  • O maior desgaste dos pneus;
  • Uma direção mais pesada;
  • A perda de capacidade de manobra.

Lembre-se sempre de calibrar os pneus do carro e observar as especificações do fabricante.

DIRIJA SEU VEÍCULO REGULARMENTE

Esse é um dos conceitos de mecânica do automóvel mais conhecidos, mas às vezes as pessoas esquecem que dirigir um carro regularmente mantém a bateria carregada.

Mesmo assim, se você deixar o carro estagnado no estacionamento por semanas sem nenhuma ação, sua bateria poderá falhar quando você precisar.

Por esse motivo, se você não estiver dirigindo seu veículo por longos períodos, inicie-o pelo menos uma ou duas vezes por semana e deixe o motor funcionando por 20 a 30 minutos para alimentar a bateria.

ATENÇÃO PARA AS REVISÕES

Tirando as revisões obrigatórias, que são fundamentais para preservar a garantia do seu automóvel, é recomendado que você faça um check-up a cada 10,000 km ou a cada seis meses.

Mas é claro que essa não é a única forma de saber quando fazer uma vistoria no veículo. Se ele estiver lento, barulhento ou vibrando demais, talvez seja um sinal de que é hora de uma revisão.

NÃO FAÇA SUA ESCOLHA APENAS COM BASE NO PREÇO

Todo mundo quer economizar, o que não é uma má ideia. No entanto, comprar um carro com base apenas na oferta de preço pode não ser a coisa certa a fazer.

Lembre-se de que existem muitas outras variáveis a se considerar nessa decisão. Esse é o caso da parte mecânica do automóvel e sua devida manutenção.

 

Esse tipo de conhecimento aumenta as chances de que você faça uma boa escolha.