Confira 5 dicas na hora de pilotar moto na estrada que vão tornar sua experiência muito mais segura!

 

Operar uma motocicleta requer habilidades diferentes de dirigir um carro; no entanto, as leis da estrada se aplicam a todos os motoristas da mesma forma. 

 

Uma combinação de educação consistente, respeito às leis de trânsito e bom senso básico pode ajudar a reduzir o número de fatalidades envolvidas em acidentes de motocicleta anualmente. 

 

É importante entender conceitos de segurança na hora de pilotar moto na estrada e nas rodovias. Confira algumas das principais dicas que preparamos para você.

1 - USE O EQUIPAMENTO ADEQUADO

Ao contrário da crença popular, parecer descolado não é a principal prioridade ao pilotar moto na estrada. Por mais calor que esteja, shorts, camiseta e sandálias não são trajes adequados. 

 

Até mesmo os jeans oferecem proteção mínima contra lesões na estrada, caso você escorregue. Você pode contar com proteção extrema com couro ou jaquetas reforçadas, calças e botas.

 

E, nem é preciso dizer, nunca ande sem um capacete aprovado pelo INMETRO. Não importa se você parece bobo, porque isso ajudará a mantê-lo vivo.

2 - CONHEÇA SUAS HABILIDADES

Conheça suas habilidades e certifique-se de que nem a rota escolhida, nem a moto são mais do que você pode controlar. Sua moto deve “caber” em você: isso significa que seus pés devem ser capazes de descansar totalmente no chão quando sentados - não na ponta dos pés. 

 

Você também deseja subir e descer facilmente da motocicleta e garantir que o guidão e os controles sejam fáceis de alcançar. 

 

Quanto mais familiarizado você estiver com sua rota, mais fácil será para você se concentrar na segurança em vez de não perder uma curva.

3 - VEJA A PREVISÃO DO TEMPO

O tempo ruim representa um dos grandes problemas na hora de pilotar moto na estrada e em rodovias Você não tem apenas metade da estabilidade de um carro, mas a falta de um para-brisa e a exposição do seu corpo à chuva torrencial aumentam o risco.

 

A falta de visibilidade é o pior pesadelo de um motociclista e até que você seja pego em sua moto na chuva, você nunca vai entender o quanto pode doer ser atingido por gotas de chuva a 60 ou até 80 quilômetros por hora.

4 - PILOTE DEFENSIVAMENTE

Não presuma que um motorista pode ver você, já que quase dois terços de todos os acidentes de moto são causados por um motorista que viola o direito de passagem de um motociclista. 

 

Você deve sempre dirigir com os faróis acesos; fique fora do ponto cego do motorista; sinalizar bem antes de qualquer mudança de direção; e observe quando os veículos estão girando. Use e abuse da direção defensiva.

5 - FAÇA A MANUTENÇÃO ADEQUADA

Certificar-se de que sua motocicleta está adequada para a estrada é tão importante quanto pilotar de forma segura

 

Se algo estiver errado com sua motocicleta, será do seu interesse descobrir antes de pegar a estrada. Para se certificar de que sua motocicleta está em boas condições de funcionamento, verifique o seguinte:

 

  • Embaixo da motocicleta: procure por sinais de vazamentos de óleo ou gás

  • Farol, luz traseira e sinais: Teste os faróis altos e baixos (certifique-se de que todas as luzes estão funcionando)

  • Fluidos hidráulicos e refrigerantes: o nível deve ser verificado semanalmente

 

E já aproveitando que você analisando sua moto, fique atento aos pneus! Verifique se há rachaduras ou protuberâncias, ou sinais de desgaste na banda de rodagem (pressão baixa dos pneus ou quaisquer defeitos podem causar um estouro).

 

Lembre-se de que não há espaço para erros enquanto pilotar moto na estrada, então você realmente precisar dedicar uma atenção especial para esses componentes.