Veja 10 startups agrícolas que estão chamando a atenção no mercado nacional

 

Durante décadas, a vida na fazenda esteve associada a reclusão e falta de progresso. Não mais. A tecnologia em campo “invadiu” os campos brasileiros. 

 

Inúmeras fazendas agora operam com base em big data e na Internet das Coisas (IoT). Grande parte dessa transição foi causada por empresas que nasceram para gerar inovação no meio rural: as Agritechs.

 

Confira agora 10 startups agrícolas que estão chamando atenção no cenário brasileiro:

1 - AGROSMART

O Agrosmart fornece soluções conectadas para análise de dados da fazenda. 

 

Os dados registrados são processados para fornecer entradas que ajudam no fornecimento de soluções inteligentes de irrigação e no rastreamento do clima, chuva, umidade do solo e outras informações que ajudam nas operações agrícolas.

2 - GIRA

A GIRA desenvolve e oferece um sistema de gerenciamento de recebíveis agrícolas. 

 

Ele permite que o usuário monitore as operações da fazenda por meio de um mapa de riscos que acompanha o certificado do produto rural. 

3 - EIRENE SOLUTIONS

A Eirene Solutions está desenvolvendo veículos autônomos para executar várias tarefas em campos agrícolas. 

 

A plataforma eletrônica possui um sistema incorporado contendo vários sensores que podem ser controlados com celulares ou tablets para executar várias tarefas de forma autônoma. 

4 - ATOMIC AGRO

Atomic Agro é uma das startups para agricultura que fornece um aplicativo móvel para que os agricultores de soja e milho compartilhem suas experiências agrícolas, histórias de sucesso, práticas de falha, desempenho de várias variedades de sementes, etc. com outros agricultores. 

5 - INCERES 

InCeres é um software baseado em nuvem que analisa o mapeamento da fazenda e gera grades automaticamente, permitindo ao usuário criar vários perfis e manter registros de dados do solo, dados da colheita e gerenciar a força de campo. 

6 - CHIP INSIDE 

A Chip Inside oferece uma tecnologia de precisão na pecuária e na administração de animais. 

 

Seu produto C-Tech é um colar usado para monitorar a ruminação, a saúde e permite a detecção de calor em gado leiteiro, para prevenir proativamente doenças em rebanhos. 

7 - GRÃO DIRETO 

A Grão Direto fornece uma plataforma baseada em aplicativo móvel para negociações entre produtores e compradores de grãos. 

 

Ele oferece aos usuários a interação digital para negociação à vista, futura e permuta. Sua plataforma pode ser usada por cooperativas, tradings, corretores tradicionais, fábricas de ração, armazéns e comerciantes. 

8 - Strider

A Strider é uma das startups agrícolas de destaque no Brasil. Oferecendo soluções no monitoramento de propriedades, de máquinas, e no controle de pragas, a empresa é uma referência mundial no uso de tecnologias para o agronegócio.

 

No ano de 2018, a Strider foi adquirida pela multinacional Syngenta.

9 - LEAF AGRICULTURE

A Leaf Agriculture fornece soluções agrícolas de precisão orientadas por dados. Ele oferece uma API que fornece acesso aos dados agrícolas coletados de várias fontes, incluindo satélites, estações meteorológicas, etc. 

10 - SCICROP 

Por meio dos algoritmos da startup agrícola Scicrop, proprietários interpretam dados e criam cenários de produção que permitem prever preços futuros da safra, inflação de alimentos, deficit de safra e análise da colheita em tempo real.