Veja a importância da sustentabilidade no agronegócio e como esse conceito pode ser aplicado
Se existe um conceito que vem ganhando força no cenário nacional do agronegócio, sem dúvidas é a sustentabilidade, que se baseia em um princípio simples: tudo de que é necessário para a sobrevivência e bem-estar depende, direta ou indiretamente, do ambiente natural.
É ela que cria e mantém as condições sob as quais os seres humanos e a natureza podem existir em harmonia produtiva, que permitem atender às necessidades de alimentos do nosso país e às necessidades sociais, econômicas e outras das gerações presentes e futuras.
Atingir a sustentabilidade no agronegócio é importante para garantir recursos naturais para proteger a saúde humana e o meio ambiente.
Veja mais algumas informações interessantes sobre o tema e como aplicar esse conceito, na prática!
OS RECURSOS NATURAIS SÃO LIMITADOS
Nosso meio ambiente e, consequentemente, nossa ecologia, se tornaram uma área de preocupação para nós nas últimas décadas. Isso tem nos levado cada vez mais a contemplar, inovar e empregar métodos alternativos para salvar nossa natureza.
Uma dessas iniciativas é a sustentabilidade no agronegócio. Significa simplesmente a produção de alimentos, plantas e produtos animais utilizando técnicas agrícolas que se revelam benéficas para a saúde pública e promovem a rentabilidade econômica.
Essa abordagem focada no longo prazo traz os seguintes benefícios:
- Preservação do Meio Ambiente
- Rentabilidade econômica
- Uso mais eficiente de recursos não renováveis
- Proteção da Saúde Pública
- Equidade Social e Econômica
MÉTODOS DE APLICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO
Alguns dos principais usos da agricultura sustentável incluem:
USO DE FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS
A primeira e mais importante prática é o uso de fontes alternativas de energia. O uso de energia solar, hidrelétrica ou eólica é ecologicamente correto. Os agricultores podem usar painéis solares para armazenar energia solar e usá-la para cercas elétricas e funcionamento de bombas e aquecedores.
A água corrente do rio pode ser uma fonte de energia hidrelétrica e pode ser usada para fazer funcionar vários implementos agrícolas nas fazendas.
HIDROPONIA E AQUAPONIA
Nessas técnicas agrícolas inovadoras, as plantas crescem sem solo e são nutridas por meio de nutrientes especiais que são adicionados à água.
Em sistemas hidropônicos, as lavouras são cultivadas com as raízes diretamente em uma solução mineral ou em um meio inerte como cascalho ou perlita. Aquaponia combina a criação de animais aquáticos (como peixes) com o cultivo de plantas hidropônicas.
ROTAÇÃO DE COLHEITA
A rotação de culturas é um método experimentado e testado, usado desde práticas agrícolas antigas que comprovadamente mantêm o solo saudável e nutritivo.
A rotação tem uma explicação lógica para isso - as lavouras são colhidas em um padrão para que as culturas plantadas nesta temporada reponham os nutrientes e sais do solo que foram absorvidos pelo ciclo da safra anterior.
Sustentabilidade no agronegócio não é apenas uma questão econômica, mas também auxilia na conservação de nossos recursos naturais. Além disso, ela também ajuda a reduzir a necessidade de fertilizantes químicos e pesticidas. Isso torna o processo mais orgânico, limpo e muito mais duradouro.