Veja algumas informações sobre o processo de troca de óleo do carro e como você pode fazer isso em casa.
Os motores são compostos de muitas peças móveis e essas peças precisam ser lubrificadas adequadamente para evitar danos. O óleo no motor fornece essa função vital.
Com o tempo, esse óleo se decompõe e fica contaminado com poeira, sujeira e detritos do motor e do meio ambiente. Quando isso acontece, o sistema do seu veículo começa a ser prejudicado e a performance começa a ser comprometida.
É por isso que você precisa fazer a troca de óleo do carro de tempos em tempos. Para garantir que tudo esteja funcionando 100%.
E pensando nisso, separamos algumas informações sobre o que é esse processo e como você pode fazer isso na sua própria casa. Confira!
O QUE É A TROCA DE ÓLEO DO CARRO?
Trocar o óleo é o processo de remoção e substituição do fluido viscoso - também conhecido como óleo - que passa por um motor de combustão interna.
As peças dentro do motor se movem incrivelmente rápido, o que gera fricção e calor. O óleo do motor fornece lubrificação, o que permite que as peças trabalhem juntas de maneira eficaz, sem superaquecimento ou falhas. Verifique o manual do carro, a troca de óleo é essencial para o veículo.
Pense nisso como cozinhar: se você esquecer de adicionar óleo, os alimentos grudam na panela. Adicione óleo e ele não gruda mais!
POR QUE EU PRECISO DISSO?
A menos que você dirija um carro elétrico, é provável que seu veículo seja acionado por um motor de combustão interna, que requer óleo.
Com o tempo, as peças em movimento rápido quebram o óleo e diminuem sua capacidade de absorver calor e lubrificar o motor. É por isso que o seu veículo realmente precisa trocar o óleo! Essa troca é uma parte muito importante da manutenção do carro.
Se você continuar a usar o mesmo fluido, seu motor terá uma chance muito boa de superaquecer ou parar de funcionar. Fazer a troca de óleo do carro permite que o sistema funcione mais suave, limpo e seguro.
COMO TROCAR O ÓLEO?
Mais do que tudo, a troca básica de óleo é uma ótima maneira de conectar-se ao seu veículo e controlar a manutenção. O tempo que você passa sob o capô e sob o carro oferece uma excelente oportunidade para olhar em volta e ver se mais alguma coisa precisa de atenção.
Então, se você está considerando fazer esse processo por conta própria, aqui está um pequeno passo a passo:
-
Verifique o tipo e a quantidade de óleo necessária
-
Reúna seu filtro, chaves e outros suprimentos
-
Prepare o seu veículo
-
Localize o filtro de óleo e o bujão de drenagem
-
Escorra o óleo
-
Aperte o bujão de drenagem
-
Troque o filtro de óleo
-
Adicione o novo óleo
-
Verifique o nível do óleo
QUANTAS VEZES EU PRECISO DE UMA TROCA DE ÓLEO?
Depende de muitos fatores, incluindo o tipo de veículo que você possui, com que frequência você dirige ou renova o pneu do carro e até mesmo se você pilota com intensidade ou não. Para evitar confusão, os fabricantes de automóveis criaram intervalos padronizados com base em quilômetros.
Todo fabricante cria programações únicas, mas fazer a troca de óleo do carro a cada 5.000 km para 8.000 km nunca será prejudicial.
É com esse tipo de cuidado que você garante que seu veículo vai funcionar bem e por muito tempo.